A 480 quilômetros da capital, Pedrinhas Paulista está próxima a Assis e faz divisa com o Paraná. Pela arquitetura de suas construções – influenciada pelo país de origem de seus fundadores – é chamada de “Roma Brasileira”. Emancipada de Cruzália em 1991, possui cerca de 3.000 habitantes com fortes laços italianos.
Sua bela história se destaca, marcada por muita luta e trabalho. A influência italiana está presente nos grupos de danças folclóricas – que integram todas as idades – e até no ensino do idioma, presente na grade curricular do ensino fundamental dos pequenos pedrinhenses.
Hoje, suas festas grandiosas destacam-se na região. Como a Festa de São Donato, o Encontro de Motos e Festival de Rock, as Cavalgadas dos Grupos de Tropeiros, a Festa de Aniversário da Cidade e os eventos culturais promovidos pela Prefeitura Municipal.
Mais de 11.000 turistas são acolhidos pela pequena cidade anualmente e que desfrutam da maravilhosa culinária italiana sempre presente. E todos saem “lambendo os beiços”, com certeza.
Um pouco de história:
Para o bem de todos, termina a Segunda Guerra Mundial. Itália em colapso financeiro, milhões de italianos buscando um recomeço. Um acordo entre dois governos é celebrado: Brasil receberia italianos com experiência agrícola para colonização de terras férteis.
Uma área às margens do Rio Paranapanema recebeu entre 1.951 e 1.952, cerca de 30 famílias oriundas de várias regiões italianas como a Sicília, Veneza e Lombardia. Um dos últimos núcleos organizados de imigração italiana no Brasil.
E nasceu Pedrinhas, em 1.952. Fundada por imigrantes e lideradas pelo padre Dom Ernesto Montagner. Na terra fértil paulista, os italianos cultivavam o café, o milho, o arroz, o algodão, a uva e o girassol. E criavam porcos, gado e cavalos.
Dom Ernesto é considerado o principal responsável pelo sucesso da colonização, por seu idealismo e perseverança em convencer as famílias a não desistirem da difícil empreitada. Em suma, os italianos venceram o desafio.
Seguem abaixo nossas sugestões para o seu próximo passeio, Pedrinhas Paulista:
1. Portal de Entrada:
Homenagem aos pioneiros, representando a força e a garra do povo italiano. Inaugurado em 2.001 com moldes arquitetônicos da Roma antiga, simboliza a tradição das cidades italianas.
3. Praça Monsenhor Ernesto Montagner:
Um busto no centro da praça reverencia o eterno pároco, líder espiritual e conselheiro das primeiras famílias de Pedrinhas. Falecido em 1.995, Dom Ernesto está enterrado no Cemitério Municipal da cidade.
6. Cine Teatro Municipal:
Sua fundação data da década de 50. Atualmente é palco das apresentações do Circuito Cultural Paulista. Passou por reforma em 2.008 e foi estilizado em greco-romano. Recebe vários eventos municipais, formaturas, peças teatrais, filmes e eventos diversos.
2. Memorial ao Imigrante:
As vinte colunas que compõe o monumento simbolizam as regiões da Itália. No alto do obelisco, Brasil e Itália se unem em torno de seu fruto, Pedrinhas Paulista.
4. Praça Roma:
Ipês coloridos enchem de beleza a praça na primavera. Ao centro, destaque para a estátua da Loba símbolo da capital italiana: Rômulo e Remo sob os joelhos de Luperca.
5. Igreja de São Donato:
Sua pedra fundamental – datada de 1.952 – marcou a fundação da colônia. Em um de seus altares São Donato é retratado por um arquiteto imigrante. Saiba mais clicando aqui.
7. Bosque Municipal:
Local ideal para caminhadas e passeios, no centro da cidade. Área verde com playground e linda cascata. São 6.682 m2 de área verde para o seu total deleite.
8. Centro Cultural:
Espaço cultural compartilhado pelo Museu dos Pioneiros (composto por peças e documentos doados pelas primeiras famílias), o Arquivo Histórico Municipal, a Biblioteca “Izabel das Chagas Terzi” e um Salão de Exposições.
9. Sino do Cinqüentenário:
Inaugurado em 2.002. Na ocasião, uma urna instalada no local recebeu objetos e cartas dos moradores. Os itens serão devolvidos aos cidadãos ou aos seus familiares em 2.052.
A Praça Roma é o ponto de encontro das famílias de Pedrinhas Paulista. As partidas de escopa – jogo de baralho tradicional na Itália – são comuns no período da tarde. Já à noite, os destaques vão para as lanchonetes com seus deliciosos pratos, lanches e porções, bem peculiares.
Essere il benvenuto. Torna sempre!
>>> MONTEIRO LOBATO-SP, A CIDADE DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO! |
Gostou? Comente aqui embaixo em nosso blog. Diga qual cidade incrível você gostaria de ver em nossos artigos. Pode ser a sua! Compartilhe o conteúdo com seus amigos. Muito obrigado pela visita e volte sempre que puder!
>>> QUE TAL CONHECER BARRA BONITA E FAZER UM PASSEIO DE BARCO PELO RIO TIETÊ? |