As belezas naturais e a tranquilidade típica das cidades do interior paulista estão presentes em Monte Alegre do Sul, a apenas 130 quilômetros da capital. Na faixa dos 8.000 habitantes, destaca-se por seu turismo rural e ecológico. Uma das onze estâncias hidrominerais do estado. Mais uma de nossas “cidades incríveis”.
Fundada em 1.949 – emancipada de Amparo – ganhou fama pela produção artesanal de cachaças e vinhos de qualidade. Atualmente conta com quase 80 alambiques. Sua “Festa do Morango” já se tornou tradicional, atraindo anualmente milhares de visitantes.
As festividades durante o carnaval também são muito animadas e já fazem parte da cultura da cidade. Uma grande festa aos foliões nativos e aos visitantes, que se interagem com alegria nos blocos carnavalescos e nos shows musicais na Praça Bom Jesus.
Hospedando-se próximo ao centro, a maioria dos passeios em Monte Alegre do Sul podem ser feitos a pé. Bem devagar, aproveitando o contato com a natureza, a tranqüilidade e o sossego. Mais uma pequena grande cidade digna de visita.
Bem adequada é sua denominação – “Pérola do Circuito das Águas”.
Estando por lá, aqui vão as minhas dicas imperdíveis, só para você:
1. Mirante do Cristo:
No mirante os visitantes são agraciados com um lindo nascer do sol. Acorde cedo, mexa-se e aproveite o passeio. Aprecie a beleza da natureza ao redor e viva intensamente seu dia. Detalhe: o Cristo fica iluminado durante as noites, proporcionando um espetáculo inspirador.
2. Morro do Cruzeiro:
O acesso é por estrada de terra e possui uma subida íngreme. Necessário um bom preparo físico para acessar o local. No alto, uma simples e bela capela. Vale a experiência!
3. Santuário do Senhor Bom Jesus:
Arquitetura belíssima. Todo mês de agosto acontece a famosa Festa do Padroeiro. A Praça da Matriz é o tradicional ponto de encontro da localidade.
4. Balneário Municipal:
Oferece aos seus visitantes banhos de imersão, ducha escocesa e saunas seca e úmida com águas contendo propriedades terapêuticas. Um belo casarão no centro de Monte Alegre do Sul, muito procurado e visitado. Bem próxima está a Fonte Bom Jesus, muito bem cuidada e preservada pelas autoridades municipais. Leve seu recipiente.
5. Lago do Girardelli:
Grande área de entretenimento e lazer disponível aos jovens de todas as idades. No local acontecem as principais apresentações musicais e artísticas da localidade. Popularmente conhecido como o Lago dos Patos.
6. Distrito das Mostardas:
Vários alambiques para visitação e as Cachoeiras das Andorinhas e das Mostardas. Pena que não foi possível chegar até elas, em minha visita. No caso específico da Cachoeira das Mostardas, o fluxo da água é bem forte, tornando-a perigosa.
7. Alambiques:
Aos amantes de uma boa e velha cachaça, dezenas de opções estão disponíveis para degustação e compra. Se você é um desses amantes, não terá um pingo de arrependimento em passear por Monte Alegre. Além de que na vizinha Serra Negra também encontramos muita cachaça, vinho e queijo também. Tudo pertinho, tudo logo ali…
Completando, as opções de hospedagem são suficientes e atendem às expectativas dos visitantes. As opções gastronômicas também agradam. Há que se coordenar a comilança com as caminhadas!
>>> O QUE FAZER EM BARRA BONITA, A “CIDADE SIMPATIA”. |
Gostou? Comente aqui embaixo em nosso blog. Diga qual cidade incrível você gostaria de ver aqui, em nossos artigos. Compartilhe o conteúdo com seus amigos. Obrigado e volte sempre!
>>> VISITE ELDORADO, A “AMAZÔNIA PAULISTA”! |