Neste artigo enumeramos 16 jogadores do Palmeiras que se foram cedo demais. Uma singela homenagem a estes atletas que honraram o nosso manto sagrado e ajudaram a transformar o Palmeiras em um gigante do esporte mais popular do mundo!
Antes de mais nada, peço que leia com atenção e deixe sua sugestão ou opinião nos comentários. Compartilhe o conteúdo com seus amigos de sangue verde ou até com os rivais, pois a inveja é verde! Vamos aos atletas então?
Mário Sérgio, Ananias, Caio Júnior e Josimar:
Em 28/11/2016 o trágico acidente aéreo com a aeronave que transportava a equipe da Chapecoense-SC até Medellin na Colômbia provocou uma comoção nacional.
No vôo 2933 da Lamia estavam o nosso ex-técnico Caio Júnior (51 anos) e o ex-jogador Mário Sérgio Pontes de Paiva (66 anos). Mário Sérgio representou o Verdão em 58 partidas em 1984 enquanto Caio Júnior treinou nossa equipe por 60 jogos entre o final de 2006 e o ano de 2007.
Presente também estava Ananias Elói Castro Monteiro, titular da equipe catarinense aos 27 anos. O atleta defendeu o manto alviverde em 2013 por 21 vezes no Campeonato Brasileiro da Série B, tendo importante papel no esquema tático da equipe que conquistou o acesso naquele ano. Ficou marcado por fazer o primeiro gol do Allianz Parque no jogo Palmeiras 0X2 Sport-PE – pena que atuando pelo adversário.
O gaúcho Josimar Rosado da Silva Tavares passou pelo Verdão em 2014 atuando em 15 partidas, tendo sido contratado por indicação do então técnico Gilson Kleina, com quem havia trabalhado na Ponte Preta-SP anteriormente. Josimar faleceu aos 30 anos de idade no mesmo fatídico vôo.
Edivaldo, Enéas e Alemão:
Três de nossos ex-atletas também tiveram mortes trágicas, em decorrência de acidentes de automóvel. Por triste coincidência todos eles fizeram parte de nossa linha atacante de raça em determinado período.
O centroavante Alemão foi repatriado pelo Palmeiras junto ao Yokohama Marinos do Japão em 2007 a pedido de Caio Júnior. Havia feito três partidas pelo Verdão e balançado as vezes por uma vez. Faleceu em Nova Iguaçu-RJ quando sua Toyota Hilux chocou-se contra uma árvore e capotou por cerca de 20 metros. Carlos Adriano de Jesus Soares estava com 23 anos em 09/07/2007.
O ponta-esquerda Edivaldo faleceu em um desastre de automóvel em 14/01/1993 na Rodovia Castelo Branco próximo a Boituva-SP. Edivaldo Martins da Fonseca, também conhecido como “Papagaio” ou “Pepe Legal” defendeu o Palmeiras em 1991 por 22 partidas anotando 4 gols, após ter sido contratado junto ao Puebla do México. Brilhou também nas equipes do São Paulo e do Atlético Mineiro e fez parte do elenco da Seleção Brasileira de 1986, na Copa do México. O craque estava com 30 anos de idade por ocasião do acidente.
O craque Enéas disputou 94 partidas (29 gols) pelo Palmeiras entre 1981 e 1983. Enéas de Camargo faleceu em 27/12/1988 aos 34 anos e após 4 meses de internação hospitalar, em decorrência de acidente automobilístico sofrido em 22 de agosto do mesmo ano. Além do Verdão Enéas é ídolo eterno da Portuguesa de Desportos-SP.
João Marcos e Jorge Mendonça:
Infelizmente esses dois ídolos poderiam sim ter curtido a vida por mais tempo e mais feliz caso não tivessem se envolvido com o mundo obscuro do alcoolismo: João Marcos e Jorge Mendonça.
O goleiro João Marcos Bueno da Silva atuou pelo Palmeiras entre 1980 e 1985 por 79 vezes como titular da meta e comandando a defesa que ninguém passa. O guarda-metas também defendeu as cores do Grêmio-RS e foi convocado por algumas vezes pela Seleção Brasileira. João Marcos faleceu em Botucatu-SP em 02/04/2020 aos 66 anos, com complicações no esôfago.
Jorge Mendonça coleciona várias marcas pelo Verdão em sua passagem pelo clube, de 1976 a 1980. Foram 219 jogos, 102 gols e partidas memoráveis com a camisa alviverde. Foi dele o gol do título do Campeonato Paulista de 1976 diante do XV de Piracicaba-SP. O artilheiro faleceu em 17/02/2006 aos 51 anos em Campinas-SP, vítima de infarto.
Mococa:
Gilmar “Mococa” Justino Dias disputou 77 partidas pelo Palmeiras como médio-volante, anotando 11 gols entre 1978 e 1980. Mococa faleceu em 08/06/2018 aos 60 anos após ter sido atropelado na Rodovia José André de Lima (SP-340) em Mococa-SP, sua terra natal. Segundo a Polícia Civil, o condutor do veículo fugiu do local sem prestar socorro à vítima. |
Rocha, Gaúcho e Alex Alves:
O câncer vitimou 3 grandes atletas que passaram por nossas linhas e deixaram saudades em nossa torcida que canta e vibra, infelizmente: o baiano Alex Alves, o carioca Rocha e o atacante/goleiro Gaúcho.
Alex Alves disputou 55 partidas pelo Verdão, anotando 13 gols entre 1994 e 1996. Faleceu em 14/11/2012 aos 37 anos no Hospital Amaral Carvalho em Jaú-SP após luta de 5 anos contra uma doença na medula que atrapalhava a produção de sangue.
O centroavante Gaúcho (Luís Carlos Toffoli) disputou 79 jogos por nosso Verdão entre 1988 e 1989, anotando 31 gols. Gaúcho ainda é lembrado pela torcida pelo episódio memorável em partida contra o Flamengo-RJ em 1988: após contusão do então goleiro Zetti, Gaúcho foi para o gol e a partida decisiva acabou indo para os penaltis. Foi então que o atacante/goleiro fez o gol em sua cobrança e defendeu as cobranças de Zinho e Aldair, garantindo a vitória e a classificação ao Verdão. Gaúcho faleceu aos 52 anos em 17/03/2016, vítima de câncer de próstata.
O aguerrido volante Rocha (Jorge Luís Rocha de Paula) disputou 199 jogos pelo Palmeiras entre 1982 e 1985 -balançando as redes 1 única vez (não era a sua função fazer gols na verdade, mas marcava como ninguém). Faleceu em 14/09/1995 no Rio de Janeiro-RJ, vítima de leucemia.
Vágner Bacharel:
O “beque que não devia morrer” faleceu em Curitiba-PR (20/04/1990) aos 35 anos, 6 dias após choque de cabeça com o lateral Charuto, do time adversário. VEJA MATÉRIA DO SITE DO UOL em que tudo evidencia que a fatídica morte do atleta aconteceu após erros médicos. Sem dúvida, Bacharel foi um de nossos craques, jogadores do Palmeiras que se foram cedo demais!
Vágner de Araújo Antunes disputou 261 jogos pelo alviverde e, zagueiro artilheiro, balançou as redes por 22 vezes. Atuou pelo Palmeiras de 1983 a 1987 com classe, categoria e muita raça na defesa que ninguém passa.
Wágner Júnior – filho de Bacharel – afirma na mesma matéria da UOL:
“A maior herança que o meu pai deixou foi isso: sou completamente apaixonado pelo Palmeiras. Você não tem idéia. Saio do Rio de Janeiro, faço ponte-aérea para assistir a um jogo”.
João Carlos, Valdir de Moraes e Ronaldo:
No ano passado perdemos três grandes ídolos que, mesmo com certa idade, também se foram cedo demais:
Em janeiro – dia 11 – faleceu nosso goleiro Valdir Joaquim de Moraes aos 88 anos em Porto Alegre-RS, sua cidade natal. Pelo Palmeiras foram 481 jogos entre 1958 e 1968 e 7 títulos. Só para pontuar a capacidade do “Seu Valdir” está o fato de que, após aposentar-se, ele criou a função de treinador de goleiros em 1969. Simplesmente é uma lenda de nosso futebol.
Em fevereiro perdemos o zagueiro João Carlos, no dia 25. João Carlos Rodrigues era um coringa em campo e homem de confiança do saudoso técnico Osvaldo Brandão. Atuou em 127 jogos pelo clube entre 1972 e 1976 sagrando-se tricampeão paulista e bicampeão brasileiro. João Carlos faleceu aos 72 anos em Santos-SP.
E no dia 09 de junho faleceu o atacante Ronaldo Drummond em Belo Horizonte-MG. Entre 1972 e 1975 Ronaldo fez 31 gols nas 185 partidas em que atuou pelo nosso Verdão. O atacante ficou eternizado pela torcida palmeirense pelo gol do título do Campeonato Paulista de 1974 diante do Corínthians, gol este que prolongou o jejum de títulos do rival por mais alguns anos.
>>> OS 20 MAIORES ARTILHEIROS DO PALMEIRAS DE TODOS OS TEMPOS! |
E aí palestrino? Concorda que esses jogadores do Palmeiras se foram cedo demais? Que receberam as merecidas homenagens pela dedicação ao clube em vida? Faltou mais algum craque nesta lista? Diz aí!
Muito obrigado por chegar até o final do artigo, amigo palmeirense! Peço que compartilhe este conteúdo com seus amigos para que sempre lembremos de onde viemos e porque somos um time gigante!
E a você, amigo de sangue verde, os meus mais sinceros votos de muita saúde, sorte e sucesso. SEMPRE! E volte sempre, será muito bem vindo!
>>> EX-JOGADORES DO VERDÃO QUE SE TORNARAM GRANDES TÉCNICOS DE FUTEBOL! |
>>> TOP 10 – JOGADORES QUE MAIS VESTIRAM O NOSSO MANTO SAGRADO! |
>>> CONHEÇA A VITORIOSA CARREIRA DE EDMUNDO, O ANIMAL! |
Jogadores do Palmeiras que se foram cedo demais. Jogadores do Palmeiras que se foram cedo demais!
Esqueceram do craque Ademar pantera que morreu ano passado
Tem razão, Ademar Pantera foi um grande craque. Ademar Pantera faleceu em 30/11/2001 aos 60 anos em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês. Vou preparar um vídeo sobre ele no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=wbOWnm47f7I – Obrigado pela lembrança!