Porque viajar é bom para a saúde física e mental? 7 motivos!

Questão importante esta: porque viajar faz bem à saúde? E ao pensarmos sobre isso chegamos à conclusão de que devemos sempre estar nos planejando para deixar a rotina de lado, arrumar as malas e colocar o pé na estrada, renovando-nos para sempre continuar em frente. Com animação e felicidade!

Mas depende. Se você viajar para um lugar e ficar deitado no quarto do hotel olhando para o teto certamente não vai fazer melhorar a sua saúde, muito pelo contrário.

Ao viajar temos que estar animados e com a cabeça aberta, dispostos a sair da rotina e conhecer novos lugares, novas pessoas e novas oportunidades. E ao estarmos assim olha só a grande oportunidade de:

Melhorar a forma física:

Sim, é isso mesmo! A vontade de conhecer um lugar específico da cidade visitada vai te dar aquele empurrãozinho a mais para você fazer uma caminhada um pouco mais longa ao conhecer aquele parque legal e conhecer a arquitetura do município pode fazer você correr de um lugar para o outro.

Porque viajar é bom para a saúde

E nessa agradável correria – sem se dar conta – está a grande oportunidade de melhorar a sua saúde, inclusive a mental. Olha só a grande oportunidade de:

Melhorar o humor:

Por mais que o planejamento esteja presente em seu passeio sempre tem alguma coisinha que não vai sair como você espera: o hotel não vai ser bem o que você viu no site, você vai acabar indo para um lugar que não era exatamente o que você esperava, aquela exposição pode ter acabado no mês anterior, aquele lugar pode estar fechado. Acontece!

Em resumo, há sempre a possibilidade de você entrar em uma autêntica “furada de turista”. E mesmo assim a viagem pode ser muito legal, porque você vai ficar triste naquele momento mas quando contar a história aos seus amigos vai acabar sendo engraçado, vai virar uma experiência, uma história a ser contada e todos vão rir muito juntos. Nessas experiências inusitadas você vai aprender a lidar e melhorar o seu humor, seu chato.

Outro ponto se aplica a lugares em que o domínio da língua, dos costumes e dos dialetos não serão o seu forte e se tornarão um desafio, então:

Paciência, meu caro:

Certa vez fui para o Sul de Minas e ao menos nos primeiros dias vou te contar, foi uma dificuldade. Tem lugares em que realmente é difícil se comunicar, o sotaque e as gírias locais te deixam às vezes em maus lençóis.

Quem teve a oportunidade de viajar para fora do país já tem essa noção mesmo e sabe a dificuldade de se comunicar em um idioma que não é o seu e isso sim exige paciência, virtude fundamental para ter uma vida saudável.

Porque viajar é bom para a saúde

Paciência é fundamental para ser saudável e os resultados vêm com o tempo. Nas viagens converse com as pessoas com bom humor, mesmo através de gestos tudo acaba se resolvendo. Lembro-me de uma situação em que uma amiga minha, em visita ao Chile e sabendo da qualidade dos vinhos pediu um vinho importado. O garçom rapidamente lhe serviu o melhor vinho importado da casa, um autêntico vinho brasileiro, e gaúcho!

Viajando e vivenciando novas experiências nós melhoramos a nossa saúde mental e:

Abrimos a nossa cabeça:

Abrimos e percebemos que as coisas nem sempre são solucionadas como a gente espera e abrimos a cabeça para novas situações e experiências. Temos a tendência de achar que o mundo caminha em uma linha reta, pegamos um exemplo a seguir e achamos que só daquela maneira algo pode dar certo.

Saiba que o mundo não é bem assim, o mundo está cheio de gente que passa por situações bem parecidas com as nossas e resolvem de uma maneira completamente diferente, e essas pessoas são felizes! Ao contrário do que podemos imaginar elas são felizes, cada uma a sua maneira!

Repetindo: por mais que um passeio possa ter sido planejado nos últimos detalhes volta e meia os imprevistos aparecerão aqui e ali. Olha só a oportunidade de exercitarmos a nossa:

Flexibilidade:

Esta sim é uma virtude para termos uma vida saudável. Imagine uma situação: você pegou um trânsito incrível para chegar em casa após o trabalho, chegou em casa bem mais tarde e não dá para fazer aquele treino gostoso já programado. Mas sempre tem a possibilidade de se fazer algumas abdominais em casa, não é mesmo? O trânsito é um imprevisto, acontece, fazer ao menos as abdominais é melhor do que não fazer nada.

Outra situação: hoje tem uma festa de aniversário e você vai ter que sair da rotina, abusar e comer um bolinho. Porque não? Deixa de ser chato, come o bolinho, depois você chega em casa e pega leve na comida ou dá uma caprichada nas vitaminas e nas saladinhas. Seja flexível!

E falando em saladinhas, quando viajamos a oportunidade é ótima para:

Melhorarmos o paladar:

E descobrirmos que existem novos gostos. Quanto mais enriquecido estiver o seu paladar mais fácil será ter uma alimentação saudável e variada, comendo coisas que nem sempre você gosta muito. Alimentos que contribuem para termos uma vida saudável, fugindo das armadilhas dos produtos industrializados e dos “i-foods”.

Porque viajar é bom para a saúde

E outro aprendizado importante ao viajarmos e que às vezes nem nos damos conta, sabe qual é?

Compartilhar e socializar:

Não tem como viajar e não compartilhar algum espaço ou mesmo informações com pessoas que nunca havíamos visto. Sempre teremos que pedir ajuda e aí rola a socialização para aprender algo novo ou tirar uma dúvida no transporte público, no restaurante, no hotel ou em qualquer outro lugar.

Vários estudos apontam que grupos de idosos são bem mais saudáveis quanto participam de um grupo social compartilhando idéias, conversando e convivendo, trocando experiências.

Comece então a fazer isso em cada um de seus passeios e viagens: converse com as pessoas. Além do mais a oportunidade é ótima para você descobrir onde economizar, onde fazer um programa bacana.

Compartilhar

Então amigo(a), vai viajar, vai ser feliz, vai ficar mais saudável e colocar essas pitadinhas de saúde em sua vida. Depois compartilhe sua experiência e sua felicidade com todos que você ama! O resultado é garantido!

>>> É TUDO MUITO SIMPLES: O SEGREDO DA VIDA É SER FELIZ!

E aí, concorda com este artigo? Viajar é bom para a saúde mesmo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe o conteúdo com seus amigos. Agradecemos antecipadamente.

E para você que chegou até aqui os mais sinceros votos de muita saúde, sorte e sucesso. SEMPRE!

>>> PORQUE VIAJAR SEMPRE? >>> O QUE O INTERIOR TE OFERECE?
viral 10,0
reprodução do pinterest

TAGS | porque viajar é bom para a saúde mental |TAGS

Deixe seu comentário