Confira 12 dicas de passeios de trem no interior de São Paulo e escolha o seu. Ideal para um passeio em família ou a dois, representa uma verdadeira volta ao passado, aos bons tempos da ferrovia.
A história de São Paulo se confunde com a da ferrovia. Utilizar o sistema ferroviário era comum e faz parte das lembranças de nossos pais e avós. O tempo passou e o que sobrou foram ruínas e lembranças.
Felizmente ainda restaram alguns passeios de trem pelo interior de nosso estado, onde podemos reviver os velhos tempos ou compartilhar com os mais novos.
Uma experiência única e uma sensação incrível. Sabemos o preço da passagem mas a paisagem não se pode quantificar em valores.

São vários roteiros disponíveis com vista para os campos, vales e montanhas e paradas estratégicas, com belos mirantes e jornadas guiadas bem interessantes.
Separei 12 roteiros por cidades paulistas. Leia todos, escolha o seu e clique no link para maiores detalhes. Inspire-se e presenteie a si mesmo ou a sua família com um destes passeios de trem no interior de São Paulo.
1. Campinas – Maria Fumaça até Jaguariúna:

Saindo da Estação Anhumas aos sábados, domingos e feriados, a locomotiva dos anos 50 percorre 30 quilômetros até à Estação de Jaguariúna e suas tradicionais feirinhas. Como diferencial, música ao vivo e vagão restaurante, caso bata aquela fome. DETALHES.
2. Campos do Jordão – Trem do Mirante:
Com destino à Estação Eugênio Lefèvre, o trem parte da Vila Capivari e percorre 19 quilômetros em uma hora. Já em Santo Antônio do Pinhal, a paisagem do Mirante Nossa Senhora Auxiliadora é inesquecível. Boas opções de compras também. DETALHES.
3. Campos do Jordão – Bondinho Turístico:

Vinte e cinco minutos separam a Estação Emílio Ribas – na Vila Capivari – e o Portal da Cidade. Funciona todos os dias. DETALHES.
4. Campos do Jordão – Bondinho Turístico Urbano:

Funciona nos feriados e aos finais de semana. Com destino à Estação Abernésia, o embarque acontece na Vila Capivari. DETALHES.
5. Guararema – Trem Turístico:

A “Velha Senhora” – locomotiva americana de 1.927 – é a protagonista deste belo passeio de trem. A maior Maria Fumaça em funcionamento no país percorre 5,5 quilômetros até à Estação Luis Carlos aos finais de semana e feriados, compartilhando com seus ocupantes a beleza das montanhas do Vale. A pequena vila revitalizada em 2.011 recebe a todos com simplicidade, cortesia e várias opções. DETALHES.
6. Jundiaí – Expresso Turístico:
Aos sábados uma locomotiva dos anos 50 parte da Estação da Luz em direção à Terra da Uva. Após admirar as belezas da Serra do Japi, o viajante pode visitar o Museu Ferroviário, as Feiras de Artesanato e o Circuito das Frutas. Vários são os roteiros disponíveis. DETALHES.
7. Mogi das Cruzes – Expresso Turístico:
O turista embarca na Estação da Luz e contempla as paisagens por noventa minutos. Já na cidade, opções de roteiros de turismo rural, cultural e ecológico. Influenciado pelos imigrantes japoneses, o município se destaca pela produção de flores. DETALHES.
8. Paranapiacaba – Expresso Turístico:
Embarque na Estação da Luz na capital e em Santo André. O trajeto é feito em locomotiva dos anos 50 e dura 1:30 horas, com extensão de 48 quilômetros. Já na vila, atrações como a Casa da Memória e o Museu do Castelinho. Agências de turismo ofertam roteiros de turismo ecológico, histórico e cultural. Em julho, o Festival de Inverno de Paranapiacaba é a principal atração. DETALHES.
9. Paranapiacaba – Trem dos Ingleses:

Na vila de arquitetura inglesa, opção para um pequeno passeio dentro do antigo pátio de manobras da São Paulo Railway, que parte do Museu Ferroviário e dura vinte minutos. DETALHES.
10. Pindamonhangaba – Trem da Serra:

O passeio cruza a ponte do rio Paraíba do Sul e oferece privilegiada vista para o Vale do Lajeado e a Pedra do Baú. Saindo da Estação de Paranapiacaba e parada estratégica em Santo Antônio do Pinhal (para visita ao Mirante), o trem percorre 47 quilômetros até Campos do Jordão, permanecendo por quatro horas na cidade. DETALHES.
11. Pindamonhangaba – Trem das Águas Claras:
Quarenta minutos da Estação de Pinda até o Parque das Águas Claras, local com ampla área verde e decorado com personagens do Sítio do Picapau Amarelo, do célebre escritor brasileiro Monteiro Lobato. DETALHES.
12. Pindamonhangaba – Trem de Piracuama:
Aos finais de semana, bela opção de turismo rural. Paz, tranqüilidade e aquela comidinha caipira feita no fogão a lenha. DETALHES.
Infelizmente não pudemos incluir na lista o Trem Turístico de Maria Bonita, de Paraguaçu Paulista. Com destino final em Sapezal, o passeio proporcionava uma visita ao Memorial das Galvão, a mais antiga dupla sertaneja feminina do Brasil, ainda em atividade neste ano de 2.020. Em manutenção, o passeio está temporariamente suspenso. A Prefeitura Municipal promete providências.
>>> PARANAPIACABA – 9 DICAS E UM PASSEIO DE TREM NO EXPRESSO TURÍSTICO |
Gostou? Escolha um desses roteiros de passeios de trem no interior de São Paulo, reúna sua família e divirta-se! Deixe seu comentário aqui embaixo e indique este blog aos seus amigos. Inspire-se em nossos artigos para planejar a sua próxima viagem. E volte sempre.
>>> UM PASSEIO DE MARIA-FUMAÇA EM GUARAREMA-SP! |
Bônus: mais imagens para te inspirar!

![]() |
![]() |
![]() |