Eldorado Paulista é a quarta maior cidade paulista em extensão territorial e está às margens do Rio Ribeira.
Com 70% de sua extensão coberta pela Mata Atlântica preservada e quase intacta o município ainda abriga a Caverna do Diabo, com mais de 6.000 metros e impressionantes formações rochosas. Na região estão mais de 300 cavernas, todas devidamente catalogadas.
A 280 km da capital, conta com cerca de 15.000 habitantes e sua economia baseia-se na extração do palmito e dos bananais. E no turismo, é claro.
O Rio Ribeira vêm do Paraná e atravessa todo o vale, passando por várias localidades. Por volta de 1.630 os portugueses o adentraram na busca pelo ouro, trazendo consigo os escravos como mão de obra. Com a posterior migração para Minas Gerais – onde novas minas foram descobertas – os escravos foram vendidos ou abandonados na região, se estabelecendo em quilombos.
Ecoturismo e aventura (canoagem, trilhas pelas matas preservadas e pesca). Muita cultura e conhecimento. É o que Eldorado Paulista lhe oferece, além da interação com um povo simples e cheio de simpatia. Opções de pousadas rurais e ecológicas muito boas. Duas delas: Ouro Verde e Recanto das Águas.
Separe roupas e calçados confortáveis, certifique-se de estar com a saúde em dia, faça uma boa pesquisa e siga para a “Amazônia Paulista”. Deixamos abaixo algumas sugestões e tenha certeza: arrependimento zero!
1. Paróquia e Santuário de Nossa Senhora da Guia:
Conheça esta construção histórica belíssima, datada do século XVIII. Faça sua reflexão, tome sua benção e parta renovado para o próximo passeio. Clique aqui para saber mais.
2. Trilha do Vale das Ostras:
Após atravessar a caverna, o rio Ribeira deságua no vale. Mais trilhas, águas límpidas e nove cachoeiras na extensão de seis quilômetros. A cachoeira “Queda de Meu Deus” impressiona: são cinqüenta e três metros de queda d’água. Curta a trilha, observe a fauna e a flora, banhe-se em uma das cachoeiras (ou em todas) e sinta-se renovado.
3. Caverna do Diabo:
Descoberta por pesquisadores há mais de cem anos, a caverna já era utilizada pelos nativos, que a chamavam de gruta da tapagem. Prepare-se para uma volta aos tempos de criança, aquela brincadeira de ficar contemplando e procurando formas nas nuvens.
As impressionantes formações rochosas em seu interior nos presenteiam com várias formas: castelos, garrafas, mulheres, gaitas, profetas, totens, rinocerontes e até Moisés com seu cajado. Solte sua imaginação e descubra o porque de “Caverna do Diabo”.
4. Parque Municipal Salto da Usina:
Antiga hidroelétrica datada do início do século passado, com várias atrações naturais para visitação e contemplação, é boa opção de passeio em Eldorado Paulista.
5. Quilombos:
Ivaporunduva é a comunidade quilombola mais antiga do vale, que conta com mais nove. É possível fazer um tour por todas elas, desfrutando da culinária e acompanhando manifestações culturais como a capoeira e outras danças tradicionais. Para detalhes, clique aqui.
No mês de setembro acontece a Festa da Padroeira Nossa Senhora da Guia, muito tradicional e que atrai milhares de turistas. Todo dia 7, feriado nacional, no centro da cidade, ao redor da praça. Não perca.
>>> MONTE ALEGRE DO SUL, A “PÉROLA DO CIRCUITO DAS ÁGUAS”! |
Gostou? Aguardamos seu comentário e sua sugestão para um próximo artigo. Lembre-se: o blog é nosso, portando compartilhe com seus amigos. Volte sempre!
>>> SERRA DA MANTIQUEIRA: 7 LINDAS CIDADES ENCRAVADAS NA MONTANHA QUE CHORA! |
VOLTE SEMPRE!
fonte: pinterest
TAGS | o que fazer em Eldorado Paulista no interior de São Paulo | cidades incríveis | TAGS