São 16 jogadores que vestiram a camisa dos três gigantes paulistas em toda a história de mais de um século. Que tiveram a grande honra de vestir o manto do Trio de Ferro; Palmeiras, Corínthians e São Paulo.
Diante da relevância deste fato, trazemos a vocês este artigo enumerando cada um deles. Após a leitura, comente qual o maior deles, na sua opinião. E muito obrigado pela sua visita. Vamos lá?
Antes de sabermos quais são eles, importante ressaltar o porque de tanta relevância: São Paulo é a maior cidade do país e uma cidade que respira futebol, com seus grandes clubes movimentando a paixão de milhões de torcedores.
O Palmeiras, o Corínthians e o São Paulo são os times mais populares desta metrópole e possuem torcidas fiéis e apaixonadas.
E como é de se imaginar, há muita rivalidade entre elas, o que torna ainda mais interessante a idéia de um jogador ter vestido a camisa dos 3 gigantes paulistas. Mas agora vamos ao que interessa: os jogadores!
1.Elyseo
O primeiro nome desta lista é Elyseo. O paulistano Elyseo de Siqueira foi um atacante da primeira metade do século 20. Atuou pelo Trio de Ferro nos anos 30 mais foi no tricolor que teve a honra de ser o primeiro artilheiro do clube em um campeonato paulista, isto em 1938.
Elyseo de Siqueira faleceu em 1990 aos 75 anos.
2.Cláudio
Cláudio nasceu em Santos, no litoral paulista, e por lá mesmo fez os seus primeiros gols. Apesar da curta passagem, foi campeão paulista pelo Palmeiras, em 1942. O São Paulo foi o seu último clube, nos anos 59 e 60.
Já no Corínthians o gerente – como era conhecido – atuou entre 45 e 57, conquistando 8 títulos. Cláudio Christovam de Pinho é até hoje o maior artilheiro da história do Timão, com seus 305 gols marcados. O artilheiro faleceu no ano 2000 na cidade de Santos, onde nasceu.
3. Dino Sani
O volante Dino Sani começou na Sociedade Esportiva Palmeiras, em 1950. Após passagem pelo 15 de Jaú e pelo Comercial de Ribeirão Preto, jogou no São Paulo entre 54 e 60. Do Tricolor partiu para o Boca Junior da Argentina e logo após para o Milan da Itália até 1964.
Ao retornar ao Brasil, Dino Sani fez mais de 100 partidas pelo Corínthians entre 65 e 68. Vale ressaltar que Dino Sani foi campeão pelos 3 clubes como jogador. Hoje, aos 90 anos, o craque vive na cidade de São Paulo.
4.Lanzoninho
Mas não para por aí. O quarto desta nossa lista é o paranaense Lanzoninho. Revelado pelo Coxa em 1949, o atacante defendeu o São Paulo entre 51 e 57, o Palmeiras em 62 e o Corínthians em 63.
Lanzoninho faleceu em 2014 em Paranaguá, em seu estado natal, aos 84 anos.
5.Edson Cegonha
A trajetória de Edson de Souza Barbosa – o Édson Cegonha – é bem interessante: jogou profissionalmente por apenas 3 clubes: pelo Corínthians entre 63 e 69, pelo São Paulo entre 69 e 73 e pelo Palmeiras entre 73 e 75.
O volante nascido na cidade do Rio de Janeiro teve a honra de ser campeão pelas 3 equipes, um feito raro e histórico. Edson Cegonha foi casado com a sambista Beth Carvalho e faleceu no ano de 2015, aos 72 anos, na capital carioca.
6.Denys
O lateral esquerdo Denys Facincani também vestiu as três maiores camisas da capital paulista. Esteve no Palmeiras entre 83 e 86 inclusive na fatídica final do Paulistão contra a Inter de Limeira. Jogou no São Paulo em 87 e no Corínthians em 1989.
Denys é tio do conhecido jornalista esportivo Felipe Facincani.
7.Neto
É certo que ele é mais identificado com o Corínthians e faz muita questão de sempre ressaltar isso em suas intervenções e comentários como apresentador e jornalista.
Mas Neto também faz parte desta história, vestindo a camisa dos 3 gigantes paulistas. Seu primeiro clube profissional foi o mais que tradicional Guarani de Campinas, campeão brasileiro de 1978.
Jogou pelo São Paulo em 87 e até ia bem no Palmeiras em 89, mas desavenças com o treinador Emerson Leão fez com que fosse envolvido em uma troca com Ribamar do Corínthians, algo raro.
O resto todos sabem. Neto é ídolo do Timão e ficou marcado na conquista do primeiro campeonato brasileiro pelo clube. Mas que vestiu as três camisas vestiu…
8.Antonio Carlos
Antonio Carlos Zago, ex-zagueiro da seleção brasileira de futebol, também integra essa lista de jogadores que vestiram a camisa dos 3 gigantes paulistas. Entre 90 e 92 Zago estava no Tricolor Paulista. Jogou no Palmeiras de 93 a 95 e no Corínthians em 2007.
Colecionador de títulos, Antonio Carlos também foi campeão pelos 3 gigantes, inclusive no título paulista do Palmeiras em 93, histórico porque tirou o Verdão de uma fila que já ia para 18 anos sem títulos.
9.Elivelton
O primeiro clube profissional do mineiro Elivelton foi o São Paulo, de 90 a 93. No Corínthians ele jogou em 95 e no Palmeiras em 96.
Curiosidade: foi dele o gol do título paulista do Corínthians frente ao Palmeiras, em 1995. Jogou até 2010, um verdadeiro cigano da bola, com uma lista extensa de clubes por onde passou.
10.Muller
Craque da bola, o matogrossense Muller também começou no Tricolor Paulista, isto em 1984. Possui 3 passagens pelo São Paulo: de 84 a 88, de 90 a 94 e em 96.
Fez 95 jogos pelo Palmeiras entre 95 e 96 e também vestiu a camisa corinthiana entre 2000 e 2001. Outro que brilhou pelas 3 camisas mas seu ápice foi mesmo no Tricolor, onde marcou o gol do segundo título mundial do clube, diante do poderoso Milan, e de costas!
Um gol inesquecível!
11.Leandro Amaral
O artilheiro Leandro Amaral também é lembrado nesta lista dos jogadores que vestiram a camisa do Trio de Ferro Paulista, embora nenhuma dessas passagens mereça tanto destaque.
O ex-atacante começou a carreira na Portuguesa de Desportos em 1997 mas o melhor de sua carreira foi no Vasco da Gama Carioca em 2006 e 2007.
Com seu faro de artilheiro, balançou as redes dos adversários do São Paulo em 2002, do Palmeiras em 2003 e do Corínthians, também em 2003.
12.Marcelo Ramos
Outro que deixou os seus gols atuando pelo Trio de Ferro foi o baiano Marcelo Ramos.
O ex-atacante, que chegou a atuar como meio-campista em algumas ocasiões, jogou pelo São Paulo no ano 2000, teve uma curta passagem pelo Palmeiras, também em 2000 e atuou pelo Corinthians, em 2004, sem grande destaque. Dos 3 gigantes, só não foi campeão pelo Timão.
Sua coleção de taças é mesmo pelo Cruzeiro Mineiro: só 17…
13.César Sampaio
Outro que marcou seu nome com a camisa do Trio de Ferro. Seu maior destaque sem dúvidas foi mesmo no Palmeiras de 91 a 94 e em seu retorno ao Brasil, em 99/00. Passagem discreta pelo Corínthians em 2001 e 27 jogos pelo São Paulo em 2004.
Foi o grande capitão na conquista da Taça Libertadores de 1999 pela Sociedade Esportiva Palmeiras, sob o comando de Felipão Scolari.
14.Luizão
Já o ótimo centroavante Luizão teve passagem destacada pelos 3 clubes. Contratado pelo Palmeiras ao Guarani, cansou de fazer gols naquele esquadrão de 96, ao lado de Muller, Djalminha e Rivaldo. No Corínthians também foi muito bem entre 99 e 02 e uma boa passagem pelo São Paulo, em 2005.
Como não poderia deixar de ser, levantou taças pelos 3 gigantes, mas talvez sua maior identificação seja mesmo com o Timão. Nesse caso aqui é complicado, melhor deixar para a torcida decidir…
15.Christian
Revelado pelo Colorado Gaúcho, Christian esteve por empréstimo no Palmeiras em 2002. Também por empréstimo, jogou pelo São Paulo entre 2005 e 2006 e no Corínthians em 2007. Estava no grupo que foi campeão do mundo pelo São Paulo em 2005.
Está entre os 16 jogadores que vestiram a camisa dos 3, e com destaque.
Christian era muito bom de bola, tinha faro de artilheiro, mas sua carreira foi marcada por lesões.
16.Rivaldo
Muitos irão considerá-lo o maior desta lista: Rivaldo Vítor Borba Ferreira é um dos mais importantes jogadores de futebol da história do esporte mundial. Nasceu na cidade de Paulista, no
estado do Pernambuco em 72.
Desfilou toda a sua categoria jogando pelo Palmeiras entre 94 e 96 antes de transferir-se para o La Coruña Espanhol e conquistar o mundo.
Antes, entre 93 e 94, estava no Timão, emprestado pelo Mogi Mirim, também com muito destaque. No São Paulo atuou em 2011, já em fase final de carreira.
Dentre mais de uma dezena de títulos individuais está o de melhor jogador do mundo de 1999, pela FIFA e foi um dos maiores responsáveis pela conquista do pentacampeonato da seleção canarinho em 2002. Fazia parte da família Scolari.
Em resumo, ídolo por todos os clubes onde passou e um orgulho para o esporte nacional.
Finalizando este artigo só queria convidá-los a retornar sempre que possível e a visitar o Canal Pindorama no YOUTUBE – nosso parceiro de todas as horas.
Esta lista de jogadores que vestiram a camisa dos três grandes clubes paulistas foi feita com muito carinho então recomende-a para seus amigos palmeirenses, corinthianos e são paulinos.
Muito obrigado pela visita e fiquem sempre com Deus!
Assista ao vídeo completo em nosso Canal Parceirão:
Veja também:
OS MAIORES CAMPEÕES DO VERDÃO | O CANHÃO DO NORDESTE |
FAMOSOS QUE TORCEM PARA O PALMEIRAS E VOCÊ NÃO SABIA |
FAMOSOS QUE TORCEM PARA O CORÍNTHIANS ASSIM COMO VOCÊ |
FAMOSOS QUE TORCEM PARA O SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE |