Afinal porque viajar de moto é melhor do que de automóvel? Melhor não, muito melhor! E porque eu amo mais as motocicletas do que os carros?
Olá pessoal, eu sou o Jot@bê e este é meu blog onde falo de viagens pelo interior de São Paulo, onde cresci e me criei.
E falando em viagens lá vem a memória afetiva e algumas histórias de tempos atrás envolvendo as duas rodas, acampamentos e aventuras. E vou falar aqui pelo menos 5 razões pelas quais eu amo andar de motocicleta bem mais do que dirigir um carro.
Tenho a sensação que você irá se identificar, já que chegou aqui pela sua paixão por elas.
A inspiração para este artigo veio das visitas ao blog, onde se destacaram alguns posts que coloquei aqui sobre motociclismo.
Paixão Compartilhada
Percebi que a minha paixão por motos chamou a atenção de vocês então nada mais justo do que compartilharmos mais esta paixão em comum.
A idéia é começar a postar também vídeos na plataforma do youtube com vídeos e muito rock´n roll também, afinal moto e rock tem tudo a ver.
Espero encontrar tempo para me dedicar a esta paixão que me acompanha desde a juventude. A propósito, os artigos estão me incentivando a tomar esta atitude de vez.
O maior presente que tive nos últimos meses foram os inúmeros acessos e os comentários em minhas redes – sendo que não me dedico em tempo integral a este prazeroso trabalho.
O incentivo é grande e vem de encontro a este período de minha vida, em que me preparo para a aposentadoria.
Por isso peço humildemente que deixe seu comentário e que compartilhe com seus amigos o conteúdo deste blog, já que compartilhamos da mesma paixão.
Que tal me mandar uma foto sua com sua amada motocicleta? Se me autorizar a postar, melhor ainda! Garanto que como eu já estou me inspirando outros companheiros também estarão.
Porque amo mais a motocicletas do que os automóveis?
Pensei muito neste tema até enquanto cavalgava a minha amiga e curtia a paisagem ao lado da rodovia. Vejam se concordam com estes 5 motivos:
1. A imersão:
Este é o primeiro motivo e talvez o principal. Quando estou em um automóvel minha visão é limitada, como se fosse uma tela de televisão.
Em uma motocicleta estou em contato com todos os aspectos sensoriais. Não estou apenas vendo mas também sentindo, cheirando – uma grama recém-cortada, uma relva molhada ou uma estrada de terra com uma garoa – e o ambiente ao seu redor vai tomando conta, do corpo e da alma através de todos os sentidos.
Você vai sentir até o tempo mais frio ou úmido, o calor e o vento ou uma leve brisa. Sentar em uma poltrona macia e agradável com ar condicionado ligado e olhando para uma tela para ser honesto não é muito a minha cara não.
Fazer parte do ambiente e se sentir totalmente conectado ao entorno, acho que é sim um dos principais motivos que tornam o motociclismo tão apaixonante.
2. A vulnerabilidade:
Pode parecer estranho mas este é um motivo que me agrada e me faz gostar mais de motocicletas também. Não se sentir tão protegido dentro de um bólido e protegido pelos airbags faz com que nosso senso de responsabilidade e atenção estejam ao ponto máximo. O foco é total em tudo o que está acontecendo ao redor, sem relaxamento.
Quem é mesmo o para-choques da bela dama que está nos conduzindo ao nosso destino, seja de baixa ou alta cilindrada?
É claro que o motociclismo é uma ótima alternativa para pensarmos nas coisas, pensar na vida enquanto percorremos os quilômetros e quilômetros de uma rodovia.
Essa reflexão você pode fazer em uma motocicleta mas a realidade é que mesmo que você esteja contemplando a paisagem e pensando na vida, enquanto você monta sua motocicleta o seu foco continua exatamente o mesmo, por causa da vulnerabilidade e da sensação de perigo que não nos deixar sair da realidade.
Este aprendizado e a exata noção de realidade e sonho e meditação nós levamos para a vida, o nosso dia-a-dia por vezes tão monótono. Para mim isso é incrível!
É parceiro, viajar de moto é muito melhor que de automóvel!
3. A exposição aos elementos:
Este quesito acrescenta e muito ao aspecto de aventura do motociclismo. Imagine: em um carro você pode até não notar que o tempo mudou e começou a chover até os primeiros pingos no para-brisas.
Pilotando uma motocicleta um pouquinho de chuva que seja vai mudar o seu mundo, o jogo vai mudar para você muito de repente.
Viajar de moto é melhor do que de automóvel. Outra coisa que você vai levar para a sua vida, a capacidade de adaptação. E olha que tudo está mudando e mudando a todo o tempo e somos forçados a lidar com as mudanças constantemente.
Adaptar-se às mudanças do ambiente são uma parte da diversão de pilotar uma moto e sempre irá render histórias impressionantes para se contar mais tarde. E se não for impressionante não vale uma história.
O que fica no final de tudo são as histórias e as recordações dos bons momentos vividos. Motociclismo e aventura são sinônimos.
4. A simplicidade:
Este quesito talvez se aplique a viagens com alguma distância razoável. No planejamento de uma viagem mais longa você precisa reavaliar suas necessidades e pensar fora da caixa.
Você acaba olhando as coisas com outra perspectiva e abrindo mão de coisas supérfluas e até classificadas como luxo. A viagem é longa e os seus companheiros alforjes e mochilas não são tão grandes assim.
Eu acho que o ser humano por si só tem a tendência de coletar e acumular coisas que às vezes nem precisa. A prática do motociclismo ajuda a nos libertar dessas algemas e desse fardo todo que vivemos levando de lá para cá.
Ouvi certa vez que as coisas que possuímos acabam por ser nossos donos e concordo com isso, por isso procuro viver da maneira mais simples que consigo e me desapegar das coisas. Pequenos desafios desse tipo para mim são libertadores.
Pergunta: você têm um quartinho da bagunça em sua casa? É acumulador também? Diz nos comentários!
5. A Magia:
Este é o motivo porque gosto mais de moto do que carro que não sei explicar, um sentimento que talvez você tenha também. É aquela magia que nos cerca, é como se fizéssemos parte de um outro mundo, um universo paralelo, não sei bem como explicar.
É se entender sem palavras, ter assunto sem ao menos se conhecer, ter algo em comum. Certa vez estava em Serra Negra-SP viajando em casal e paramos na Praça Principal, em um dos barzinhos.
De repente chegaram dezenas de motocicletas de todos os tipos e estávamos todos interagindo, cheios de assunto. É moto, é o rock´n roll, é liberdade, é solidariedade, altos papos.
Outra vez também viajando em casal na Serrinha que dá acesso a Poços de Caldas-MG passei por alguns caras em sentido contrário. Era uma bela manhã de domingo e nos acenamos como velhos amigos. Nós nos reconhecemos e sabemos que gostamos das mesmas coisas, é uma sensação muito legal mesmo.
Definitivamente: viajar de moto é muito melhor do que de automóvel. Concorda?
Motociclismo é liberdade!
Esses são os meus motivos, que tentei explanar para vocês. E gostaria muito que me dessem outros motivos nos comentários.
Porque?
Nós já temos algo em comum, mas que tal inspirarmos mais companheiros a viver essa paixão?
ENCONTRO DE MOTOS – AGENDA DO INTERIOR DE SÃO PAULO |
E aí, gostou? Compartilhe o artigo com seus amigos e volte sempre. Vou postar mais artigos deste nosso universo paralelo e maravilhoso, ok?
E para você que chegou até aqui os mais sinceros votos de muita paz, saúde, sorte e sucesso. SEMPRE!
MOTOCICLISMO É LIBERDADE: 21 DIAS SOB O CÉU! |
TAGS: porque viajar de moto é melhor do que de automóvel, viajar de moto, como viajar de moto, moto, viagem de moto, viajar de moto sozinho, viajar de moto pelo interior de são paulo, primeira viagem de moto, os perigos de viajar de moto, os perigos de viagem de moto, quanto custa viajar de moto, encontro de motos no interior de são paulo, agenda de encontros de motos no interior de são paulo, encontro de motos TAGS.