Campos do Jordão – com média de 1.700 metros acima do nível do mar – está localizada na Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Faz parte do Circuito Turístico da Mantiqueira e do Caminho da Fé.
A 173 km da capital, sua população está estimada em 52.000 jordanenses – nativos ou por adoção. O turismo se intensifica na alta temporada, de maio ao início de setembro. Destaque para julho quando acontece o magnífico Festival de Inverno que iria para sua 50º edição em 2020.
O Festival sempre acontece no Auditório Cláudio Santoro e nos principais teatros e espaços da cidade. Os concertos ao ar livre contagiam o público na Praça Capivari. Fique atento às próximas edições e pense em um evento inesquecível!
Ainda falando em Festival de Inverno, um evento grandioso destes não poderia ser privilégio de uma só cidade. Cidades como Serra Negra, Amparo, Itu e Bragança Paulista também proporcionam tal evento aos seus privilegiados visitantes nos meses mais frios.
Eu diria que este é o tipo de passeio que demanda planejamento. Recomendo uma boa pesquisa em sites especializados, vídeos no youtube e elaboração de um roteiro para aproveitar ao máximo a estadia.
Abaixo, algumas sugestões para a elaboração do roteiro de seu passeio por Campos do Jordão. Para dar conta de todas as opções oferecidas, cheguei a uma conclusão: melhor ficar morando por lá. Anote aí:
1. Portal da cidade:
A primeira impressão é a que fica e neste caso é a melhor possível. Várias cabines disponibilizam guias onde você se organiza quanto às atrações, aos restaurantes, bares, onde se hospedar e muito mais.
2. Teleférico:
Cinco minutos e um friozinho na barriga e você já está no Morro do Elefante. A 1.800 metros de altura, delicie-se com a visão dos arredores. Um mirante e um belo jardim estão a sua espera. Visite também o Parque dos Elefantes, disponível no local.
3. Lago Capivari:
Pedalinhos em forma de cisne para passeio. Fica bem próximo da entrada do teleférico.
4. Jardins Amantikir:
O nome vêm do tupi-guarani e significa “serra que chora”. Para quem ama paisagismo. Um espetáculo de cores, odores e formas. Centenas de espécies de plantas convivendo harmonicamente conosco e entre si. Você vai se encantar com o labirinto delta.
A visita é guiada em horários pré-determinados. Ótima opção apreciar o pôr do sol. Definitivamente, ir a Campos e não visitar o Parque Amantikir é como se não tivesse ido.
5. Bairro Capivari:
Lindo o ano inteiro. Muitos bares e restaurantes, lojas de presentes para todos os gostos e bolsos. Muito fondue e chocolate quente. Bons vinhos. Muita inspiração aos namorados. Sinta-se na Europa. É onde tudo acontece, em termos de vida noturna.
6. Museu Felícia Leirner:
Exposição ao ar livre. São mais de 85 esculturas feitas em quatro décadas pela artista polonesa. No local, um mirante com vista para a Pedra do Baú. O auditório Cláudio Santoro – sede do Festival de Inverno – compartilha o mesmo espaço.
7. Passeios de trem:
Três passeios partindo da Estação Emílio Ribas, na Vila Capivari: o Trem do Mirante (até Santo Antônio do Pinhal), o Bondinho Turístico (até o Portal da Cidade) e o Bondinho Turístico Urbano (até à Estação Abernéssia). SAIBA MAIS!
8. Pedra do Baú:
Um dos cartões postais da região. Está a quarenta minutos do centrinho, de automóvel. Recomendado boa condição física, acesso com restrições e aclive acentuado.
9. Palácio Boa Vista:
Criado nos anos 60 para ser a residência de inverno oficial do governador. Transformado em museu, conta com 35 diferentes ambientes e uma centena de cômodos. Acervo com telas dos mestres da arte moderna brasileira, mobiliários antigos e prataria.
10. Horto Florestal (Parque Estadual)
Fica a uns 10 quilômetros do centrinho. Sinônimo de paz e descanso, em companhia da natureza. Dê um alô às capivaras. Floresta de araucárias em sua maioria. Muitas trilhas acessíveis, sendo a Celestina a maior – esta destinada aos atletas. Boa estrutura aos visitantes, incluindo restaurantes.
11. Ducha de Prata:
Bem próxima do centro, cerca de dois quilômetros. Várias lojinhas pelo local. Pontes suspensas possibilitam o passeio entre as quedas artificiais.
12. Cervejaria Baden Baden:
Tour guiado pela famosa cervejaria artesanal proporciona o acesso ao processo de fabricação, incluindo a degustação. Agendamento com antecedência.
E aí? Preparado para a sua visita à Suíça Brasileira? Em minha modesta opinião, estar em Campos é sentir-se na Europa. E quer saber mais? Em Holambra, a “cidade das flores”, também me senti assim. Visite as duas e me fale. Te desejo uma ótima viagem!
>>> HOLAMBRA – 8 DICAS DE PASSEIO NA CIDADE DAS FLORES! |
Deixe seu comentário e diga-nos qual cidade incrível você morre de vontade de conhecer, além da maravilhosa Campos do Jordão. Se gostou, recomende aos seus amigos. Obrigado e volte sempre.
>>> CONHEÇA SERRA NEGRA, A PRINCESA DA SERRA (6 DICAS DE PASSEIO). |