Neste post estão 13 cidades do interior de São Paulo para conhecer incríveis e repletas de atrações. Sabe aqueles que já te falaram que a vida do interior é muito pacata e com poucos atrativos e que preferem viajar para outros estados ou até para fora do país? Pois é, estão completamente por fora.
No interior de São Paulo simplesmente tem de tudo: turismo ecológico e de aventura, turismo rural, muita riqueza histórica, muita natureza, muito agito ou paz e sossego – se for o que você está procurando. Gastronomia de primeira qualidade, seja uma comida caseira com gosto da vovó ou mesmo pratos mais requintados.
Como todas são ótimas, ordenamos pela distância para com a capital. Mas como nem todos moram na capital, então clique aqui para calcular a distância da sua cidade e programar a sua viagem.
E então, o que acha de um destino diferente para as suas férias ou um final de semana agradável? Seu próximo destino está aqui, leia e escolha. Vamos lá?
Embu das Artes:
Talvez Embu das Artes nem possa ser classificada como interiorana, pela proximidade com São Paulo, apenas 23 quilômetros. Mas toda a atmosfera presente na pequena cidade a credenciam como tal.
Para acessar a principal atração do município – a Feira da Arte e Artesanato – você terá que passar pela Viela das Lavadeiras, um local com paredes decoradas e uma beleza ímpar. Quando chegar ao destino você já terá vários cliques para lembrança e já estará maravilhado. Só então irá desfrutar de toda a cultura proporcionada pelos artistas locais.
Visite também o Museu da Arte Sacra dos Jesuítas, de bela arquitetura e que conta muito da história indígena e da fundação da cidade de São Paulo. E também o Memorial Sakai e suas obras belíssimas que contam muito sobre o folclore brasileiro e de brinde oferece oficinas de arte no próprio local.
Atibaia:
Linda e gostosa, Atibaia está a 67 quilômetros da capital. Oferece desde variados passeios em família a grandes aventuras. Escolha o seu passeio de acordo com seu estilo, quer sossego ou adrenalina?
Se a opção for a segunda, parta para o Morro da Pedra Grande para um vôo de parapente, que tal? A vista para a cidade e para a Serra de Atibaia também é fenomenal.
Mais alguns passeios e locais para conhecer: o Museu de História Natural, o Lago do Major, o Apiário Santo Antonio e o Kartódromo da cidade. Não deixe também de andar de Teleférico. A cidade é ótima, já diziam o Lula e o Queiroz quando se refugiavam por lá.
Itu:
A 102 quilômetros de São Paulo está a histórica Itu, conhecida pelas coisas gigantes que possui. Conheça o Centro Histórico e suas construções antigas e preservadas e encante-se com o Orelhão Gigante bem como o Semáforo (ou Farol) também de tamanho avantajado. Nas lojinhas do centro você encontra tudo de tamanho exagerado desde lápis, óculos, notas de dinheiro e brinquedos até picolés para disfarçar o calor e já exportados para outras localidades.
Mais opções para passeios são a Fazenda do Chocolate, o Eixo Histórico, o Museu Republicano, o Parque do Varvito, a Casa Imperial e várias Igrejas – lindas e com arquitetura belíssima, para apreciação. Vocês simplesmente vão amar conhecer a Cidade do Exagero.
Boituva:
Boituva está a 116 quilômetros de São Paulo e destaca-se como a capital do paraquedismo. Aviso aos aventureiros, este é o grande atrativo da localidade. Para a prática desses esportes de aventura é necessário agendamento prévio com as agências locais. Que tal um vôo de balão? Dá um google aí e encoraje-se.
Conheça também o Museu do Tropeiro e o Parque Ecológico Municipal Eugênio Walter. A cidade é bem pequena mas suas atrações são enormes. Salte de paraquedas, voe de balão, filme e fotografe e guarde as recordações para a posteridade. Olha só:
Holambra:
Fundada por 150 famílias holandesas no final da década de 40 do século passado, Holambra está na região de Campinas e é reconhecida como o maior centro de produção de flores – aviso aos apaixonados por flores e plantas ornamentais. A época ideal para a visita é na EXPOFLORA em setembro, mas a cidade é linda o ano inteiro.
A visitação guiada a algumas fazendas e estufas é imperdível. Tem também o Moinho dos Povos Unidos, o Museu Histórico e Cultural e o Deck do Amor (onde os casais travam os cadeados jurando amor eterno). Um sítio muito conhecido – Estrela do Leste Arurá – também destaca-se entre os pontos de interesse da bela e perfumada localidade.
Jaguariúna:
A Terra do Morango está a 125 quilômetros de São Paulo e oferece aos visitantes o incrível Passeio de Maria Fumaça até Campinas. O Centro Histórico e as bandinhas tradicionais nos remetem a um passado não muito distante e aviva a memória dos turistas um pouco mais experientes, vivendo a melhor idade.
Conheça também o Parque dos Lagos: muito verde, muitas árvores, um laguinho e uma ponte formam o cenário perfeito para a contemplação e para um piquenique. Ótimos cliques e vídeos.
Aos aventureiros Jaguariúna oferece um passeio ao Naga Cable Park, uma verdadeira pista de skate sobre as águas, como diz o próprio site do local. Vários tobogãs e modalidades de esportes aquáticos que demandam só um pouquinho de coragem, pois crianças a partir de 8 anos já podem desfrutar. E aí, vai encarar?
Tatuí:
E concluindo esta parte do artigo, Tatuí é uma das cidades do interior de São Paulo para conhecer das mais recomendadas. A Cidade da Música, que fica a apenas 131 quilômetros da capital paulista, bem próximo a Itapetininga é simplesmente maravilhosa.
Tatuí simplesmente abriga o maior Conservatório Musical da América Latina, primeira parada de qualquer visita à cidade. Ir até Tatuí e não visitar o Conservatório Dramático e Musical “Doutor Carlos de Campos” é como ir a Itália e não ver o Papa.
Ideal para passeios em família e com as crianças é o Parque Ecológico Municipal Maria Tuca. Tem também o Aeroclube e, para os que gostam de passeios culturais o Museu Histórico Paulo Setúbal.
O Sítio do Carroção atende a passeios de escolas de todo o estado e oferece também acampamento. É uma minicidade e muitas aventuras: tem caverna, labirinto e um local com um dinossauro que a criançada simplesmente pira. Passeio completo, com local para hospedagem e alimentação. Dá um google aí.
Quer mais? A Feira do Doce acontece nos meses de julho na Praça da Matriz. Doces caseiros de abóbora, batata doce, sidra, figo, quindim, bala de coco e muito, muito mais. A Feira conta também com música de vários estilos, afinal Tatuí é a terra da música ou não é?
Pela receptividade dos moradores para com os visitantes o município também é conhecido com a Cidade Ternura. Então o que mais a dizer? Visite e conheça Tatuí!
PRÓXIMO ARTIGO: 13 CIDADES DO INTERIOR DE SÃO PAULO PARA CONHECER – PARTE 2 |
Terminamos aqui a primeira parte deste artigo apresentando estas 7 incríveis cidades do interior de São Paulo para conhecer e se deleitar. Qual cidade faltou, você se arrisca a dizer? Deixe sua opinião e sugestão nos comentários e não deixe de conhecer as 6 restantes na segunda parte deste post.
Agradecemos antecipadamente e tudo de bom para todos vocês!
>>> ONDE FICA SÃO FRANCISCO XAVIER E O QUE FAZER POR LÁ? |
>>> 7 CIDADES ENCRAVADAS NA MONTANHA QUE CHORA! |