Nossa Festa do Peão de Boiadeiro é considerada uma prática competitiva em que o atleta tenta permanecer por 8 segundos no lombo de um animal, cavalo ou touro. São centenas de eventos ao ano, ambientados em locais próprios e estruturados, as arenas de rodeio.
Comum nos Estados Unidos, o rodeio encontrou no Brasil uma aceitação incrível. Muito apreciado em países como o Canadá, o México e outros da América Latina além das distantes Austrália e Nova Zelândia. Como podemos ver, um fenômeno mundial em se tratando de adeptos e seguidores.
É certo que os rodeios convivem com as críticas, com o argumento do desrespeito para com os animais mas correto afirmar também que os eventos mudaram a economia de pequenas cidades e até de regiões. Movimentam toda a mídia e o mercado da moda, da beleza e da gastronomia. As indústrias de suporte e os vários setores do transportes também passam por forte impacto positivo.
No interior de São Paulo são mais de 200 eventos durante o ano. Os maiores acontecem entre os meses de abril e outubro. Milhares são os visitantes de cada um deles. Com exceção de Barretos, que chega a receber 1,5 milhão de pessoas nos dias de sua programação.
Um grande evento, um local adequado: as arenas são locais específicos que recebem as competições e os espetáculos musicais com artistas renomados do Brasil ou de fora, no caso dos mais renomados.
A qualidade das arenas influencia os fãs dos rodeios e não por acaso as mais estruturadas acabaram se tornando as mais tradicionais. Os governantes dos municípios citados logo abaixo investiram nesse conceito e colhem os frutos todos os anos, com reflexo direto na economia local.
Conheça as arenas mais estruturadas do interior paulista e suas cidades incríveis:
1. Americana:
Os cowboys e as cowgirls são recepcionados no Parque de Eventos CCA de Americana. Acontece anualmente desde 1.997, com estimativa de 400.000 visitantes. O evento capricha no planejamento e recebe shows de grande porte. Quanto às competições, os melhores peões estão sempre presentes, e o show é certo!
2. Barretos:
Dentre as arenas de rodeio é a melhor das estruturas, sem dúvida. O Parque do Peão recepciona os visitantes – mais de 1 milhão deles – com qualidade e melhora a cada edição. Praça de alimentação, área de camping, farmácias e até heliponto. O Estádio de Rodeios (com capacidade para 50.000 pessoas, entre geral e arquibancada) é o local dos grandes shows sertanejos e das disputas de montaria.
O célebre arquiteto Oscar Niemeyer foi o responsável pelo projeto do estádio, que possui formato de ferradura. Em área específica está o oratório dos peões, onde cada um deles exerce a sua fé antes de cada competição.
Estando em Barretos, não deixe de conhecer a Catedral do Espírito Santo, o Memorial do Peão de Boiadeiro e o Cine Barretos. Destaque também para o Guilda Giv (cervejaria com bar anexo, considerado por muitos como o melhor da cidade).
3. Itapecerica da Serra:
A festa acontece no Ginásio Municipal de Esportes, totalmente adaptado e com estrutura compatível com a grandiosidade do evento. Itapecerica da Serra oferece uma das melhores festas do peão do país e está a apenas 33 km da capital do estado. Além das tradicionais competições, shows com nomes de destaque da música sertaneja estão sempre presentes.
4. Jaguariúna:
Red Eventos: Uma área livre de 400 mil metros recebe um dos maiores rodeios do país. Lojas, praça de alimentação e atendimento médico fazem parte da estrutura. O público estimado é de 120 mil pessoas durante os dias do evento. Grandiosos shows e peões importados da Austrália, Canadá e Estados Unidos. Jaguariúna possui uma das mais completas arenas.
5. Piracicaba:
Acontece no Parque Unileste, local de fácil acesso na rodovia SP 135. Cinco dias de evento com mais de 100 mil visitantes. Infraestrutura excelente. No mais, não dá para visitar a bela Piracicaba e não conhecer a Rua do Porto e o Alto do Mirante, cartão postal da imponente cidade.
Se você é da galera da bota e do chapéu, organize-se para assistir aos rodeios de sua preferência. E não deixe de visitar os locais de atrativo turístico de cada uma dessas cidades. Caso queira mais detalhes de uma delas, clique no link. Todas são incríveis.
>>> CONHEÇA ELDORADO, A “AMAZÔNIA PAULISTA”! |
E aí, já conhece alguma dessas arenas de rodeio? Me diga nos comentários. Indique o blog aos seus amigos. Críticas construtivas também são muito bem vindas. Volte sempre e muita saúde, sorte e sucesso. SEMPRE!
>>> ÁGUAS DE SÃO PEDRO, A MENOR CIDADE PAULISTA (E UMA DAS MELHORES)! |
Barretão aí vou eu