A origem da CIDADE DAS FLORES: Porto de Santos, 1948: após 22 dias de viagem, 150 famílias desembarcam no Brasil em busca de um recomeço, deixando para trás uma Holanda devastada pela Segunda Guerra Mundial.
O destino? Uma área de 60 quilômetros quadrados – antiga fazenda de café – bem próxima de Campinas, comprada pelo governo holandês. Trens, ônibus e caminhões serviram de transporte aos pioneiros até seu novo lar, batizado de HOLAMBRA – uma junção de Holanda + América + Brasil.
Setenta e dois anos depois, a cidade de 14.000 habitantes é responsável por 50% da produção brasileira de flores e plantas ornamentais. Mais de 3.500 variedades de flores e plantas são produzidas por mão de obra extremamente qualificada no setor agrícola.
Distante cerca de 150 km da capital, o acesso se dá por ótimas estradas. Outra opção é de avião até o Aeroporto de Viracopos e alugando um veículo, ou mesmo acionando um Uber pelo aplicativo de seu celular.
Estância turística que oferece aos seus visitantes um festival de cores, sabores e aromas. Uma cidade incrível, muito limpa e organizada, com clima romântico e que mantêm a tradição dos fundadores até os dias de hoje.
Após esta introdução, tenho certeza que você já incluiu a cidade das flores em sua lista de passeios, não é? Anote os locais de visita obrigatória:
1. Portal da Cidade das Flores:
Onde você pega o Mapa Turístico da Cidade, se informa sobre os guias autorizados a realizarem tours e tira belas fotos. Bem próximo está o monumento “Memorial ao Imigrante Holandês”, homenagem aos primeiros moradores.
2. Rua Dória Vasconcelos:
A rua principal: muitas lojinhas, restaurantes, bares e casas coloridas, cafeterias, sorveterias e docerias.
3. City Tour:
Com duração aproximada de duas horas, necessário a contratação de guia através de agência de turismo. As propriedades são particulares, sendo o acesso permitido somente desta maneira. Percorrem-se os belos campos de flores e a visão do campo de girassóis é indescritível, em especial nos meses de julho e agosto. No final do passeio, uma lojinha de souvenirs. Opção de tirar fotos com trajes típicos.
4. Deck do amor:
Nas proximidades do Lago Vitória Régia. Apreciar o pôr do sol no local é muito legal. Sente-se o romantismo no ar, nota-se muitos banquinhos onde os casais colocam a vida em dia. Casais gravam os nomes em cadeados, prendem e jogam as chaves no lago, prometendo-se amor eterno. Prepare-se para conhecer as capivaras que passeiam calmamente pelo local.
5. Moinho dos Povos Unidos:
Inaugurado em julho de 2008, é o maior da América Latina. Um ícone do país dos fundadores, réplica fiel de um moinho holandês moedor de grãos. Possui nove andares, pesa noventa toneladas e possui pás com 25 metros de comprimento. Suas escadas representam um ótimo exercício físico, prepare-se. Detalhe: a descida é de costas. Informe-se do motivo. Nos arredores, lojinhas com artesanato e locais para lanchar, após apreciar a linda vista do topo do moinho.
6. Museu Histórico de HOLAMBRA:
O Museu Histórico apresenta aos visitantes os maquinários, as ferramentas, os móveis e utensílios, veículos diversos preservados, utilizados pelos primeiros moradores.
7. Roteiro gastronômico na cidade das flores:
Composto por 13 estabelecimentos com restaurantes, choperias, cafés e hamburguerias. Variadas opções da comida holandesa, árabe, italiana, brasileira e até da Indonésia em um menu único, para todos os paladares.
8. EXPOFLORA:
A principal atração da cidade. Acontece desde 1.981, sempre no mês de setembro. Sendo a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, atrai anualmente 300 mil visitantes. Quem visita a EXPOFLORA sai dizendo: “Realmente Holambra é a cidade das flores.”
Para terminar, não deixe de comprar o famoso waffle holandês, vendido em vários pontos da cidade: o biscoito é colocado em cima de seu chá ou café e o recheio derrete-se, realçando o sabor. Opinião pessoal, em Holambra me senti como se estivesse na Europa, tal como me senti em Campos do Jordão.
Preparada para receber bem aos seus visitantes, várias são as opções de hospedagem em hotéis, pousadas, chalés e até áreas para camping. Consulte os sites especializados.
>>> CONHEÇA AS 11 ESTÂNCIAS HIDROMINERAIS PAULISTAS! |
Gostou? Deixe seu comentário e nos diga qual a cidade incrível paulista que você quer ver por aqui. Compartilhe nosso conteúdo e lembre-se: este blog também é seu. Muita saúde, sorte e sucesso a você. SEMPRE!
>>> O QUE FAZER EM CAMPOS DO JORDÃO-SP, A SUÍÇA BRASILEIRA? |