Quem visita a cidade de Socorro sai com a impressão que conheceu um pedacinho do céu. Localizada na Serra da Mantiqueira a 130 quilômetros da capital, a cidade é repleta de atrações e as paisagens são inesquecíveis.
Fazendo parte do “Circuito das Águas Paulista”, o município destaca-se como um dos maiores destinos turísticos de todo o estado.
Suas construções se integram à exuberância das belezas naturais, possibilitando a prática de atividades de aventura e o ecoturismo.
Além do que o centro de compras é ótimo e cheio de opções, com destaque para o artesanato e as famosas malharias de Socorro.
Fundada em 1829, sua arquitetura é típica dos séculos 19 e 20. Socorro recebe anualmente centenas de milhares de visitantes ao ano (estimativa de meio milhão) em busca da paz, do sossego e da liberdade que a cidade oferece.
Atrações turísticas da cidade de Socorro
Socorro é muito aconchegante, característica das cidades interioranas paulistas. Podemos destacar como atrações naturais as Cachoeiras: dos Sonhos, do Monjolinho e do Saltinho. Destaque também para o Balneário Pompéia que oferece banhos, sauna e as famosas águas terapêuticas, com propriedades específicas e medicinais.
As opções de sua rede hoteleira são várias, com infraestrutura para receber os turistas com muito conforto e elegância e para todos os gostos. Outro destaque vai para os parques que oferecem turismo de aventura: rafting, bóia-cross, caminhada, montain biking, trilhas off road, tirolesas, rapel e arvorismo, entre outras atividades.
Lugares pitorescos e exuberantes tanto pela sua beleza como pela marca histórica gravada em cada uma de suas construções. A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (no Largo da Matriz), a Prefeitura, o prédio do Fórum, o Museu Municipal e seu grande acervo, o Palacete da Cultura, o Horto Florestal e o belo Mirante do Cristo, cercado de montanhas e com vista para toda a cidade.
Acessibilidade:
Nesse agradável contexto aliado à alegria do turista, a beleza natural da cidade e as dezenas de opções de turismo de aventura, a cidade optou por oferecer também um turismo digno e acessível para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
Turismo aliado à acessibilidade passou a ser a bandeira de Socorro que buscou impulsionar essa proposta social. Atender as mais variadas demandas de pessoas que queiram viajar fazendo do turismo instrumento de inclusão social. Como prêmio, o município foi escolhido pelo Ministério do Turismo como um dos 10 destinos referência do país.
Estima-se que 30 milhões de brasileiros são limitadas em sua locomoção. Limitadas mas não incapacitadas, possuindo direito ao trabalho, ao estudo e ao lazer. E nosso país caminha positivamente neste sentido contando com rede hoteleira, monumentos, parques, teatros, casas de shows, restaurantes e muitas outras atrações adaptadas a este público.
Nesse quesito Socorro está na vanguarda, sendo das primeiras a focar nas adaptações necessárias. O poder público municipal promoveu uma mudança de postura por parte da sociedade e até hoje apoia e incentiva a efetivação de projetos públicos e privados. Sempre guiando-se pelas leis que protegem os direitos fundamentais e pela Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.
Podemos citar como exemplo rampas e barras de apoio, elevadores, uso da simbologia adequada, mapas táteis em relevo, piso podo tátil, banheiros adaptados, guias rebaixadas, portas amplas e acessos nivelados, entre outras providências.
Visite Socorro!
Agora que você já conhece um pouco mais seja bem vindo a Socorro, uma cidade inclusiva e humana sempre de braços abertos para receber seus visitantes com muito carinho, respeito, segurança e dignidade. E fique com esta imagem da lindíssima Gruta dos Anjos, ponto de parada obrigatória na cidade:
>>> 5 BATE E VOLTAS NO INTERIOR DE SÃO PAULO PARA O SEU FIM DE SEMANA! |
Gostou? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe com seus amigos e se inscreva no blog para receber as atualizações. No mais, te desejamos muita saúde, sorte e sucesso. Sempre!
>>> QUEM DISSE QUE SÃO ROQUE É APENAS A CIDADE DO VINHO? |