O que fazer em Ilhabela em um futuro próximo – assim que isso tudo passar, assim que chegarmos ao “novo normal”?
Existe no interior de São Paulo um lugar que contemple praias, cachoeiras e montanhas – para quem curte fazer trilhas?
Se quiser pode buscar em outros artigos aqui mesmo no blog. Mas vamos fazer melhor? Responder agora, sem enrolação?
Sim, existe. Este lugar é Ilhabela.
E tem mais: Ilhabela oferece ao mesmo tempo o charme de uma cidade pequena com toda a infraestrutura que o turista precisa e procura.
Este é um dos motivos porque é um destino muito procurado, não só por turistas brasileiros como por estrangeiros.
Também por isso é que a cidade possui até um livro explicativo disponível em inglês, espanhol e alemão.
A ilha possui também charmosos hotéis e pousadas, além de muitas casas de aluguel – que também pode ser uma boa pedida.
Mais um diferencial é a enorme variedade de restaurantes e bistrôs que oferecem dia e noite variadas opções de pratos, capaz de satisfazer a todos os paladares.
VEJA TAMBÉM: PORQUE VOCÊ DEVE VIAJAR SEMPRE QUE PUDER? 10 MOTIVOS!
Destaque também para um centrinho com várias opções de lojas, cafés e sorveterias e um centro histórico que remete a muitas curiosidades sobre o passado da ilha.
Você sabia que Ilhabela é um dos únicos município-arquipélago-marinho brasileiros? Isso porque O município não é formado apenas por uma ilha: um conjunto de 14 ilhas e ilhotes fazem parte de Ilhabela.
Outro ponto interessante é a grafia do nome da cidade: embora realmente a ilha seja belíssima, o correto é ILHABELA e não Ilha Bela, visto comumente por aí.
VEJA TAMBÉM: CIDADES DO INTERIOR PAULISTA PARA CONHECER (13)
O que fazer em Ilhabela?
Abaixo apresentamos 6 motivos para uma visita a este conjunto de ilhas que orgulha o estado de São Paulo e tanto oferece aos que por lá passam belos momentos. Aproveite para deixar nos comentários mais motivos para visitá-la – caso você já tenha tido este prazer. Vamos lá?
1. Mergulhos
Se sua paixão é mergulhar a ilha é certamente uma excelente opção.
Além de encontrar variados locais para mergulho, variando desde o mais fácil – mergulho simples não muito profundo – até mergulhos de maiores profundidades.
Por possuir muitos centros especializados, você pode iniciar um curso de mergulho por ali mesmo na ilha e claro, praticar muito.
2. Campings
Para o estilo mais aventureiro dos visitantes, a ilha também é uma ótima opção para camping.
São várias opções que combinam o espírito aventureiro com a sofisticação da ilha. Experimente.
E além dos campings algumas trilhas bem famosas como a Trilha do Poço, a Trilha do Baepi, a Trilha do Bonete e Enchovas e várias outras.
3. Visita ao Marco Zero
O ponto inicial da criação da Vila Bela da Princesa (antigo nome da cidade) é representado pelo Pelourinho.
Sua instalação data de 1805 e foi uma condição para que a pequena vila pudesse ser criada, na ocasião.
Em seu formato original ele era todo esculpido em pedras e foi presente de um Senhor do Engenho – Júlio de Moura Negrão.
VEJA TAMBÉM: SERRA DA MANTIQUEIRA – 7 LINDAS CIDADES ENCRAVADAS NA MONTANHA QUE CHORA!
Na época da escravidão o PELOURINHO era utilizado para o castigo por “mal comportamento” dos escravos por seus “senhores”.
O Pelourinho original foi removido com o fim da escravidão no país e em seu local um novo monumento foi instalado, sinalizado o Marco Zero do município.
4. Antiga Cadeia e Fórum
Hoje contempla a atual sede do Parque Estadual de Ilhabela. Construído em 1805, é um dos primeiros edifícios erguidos no Centro Histórico da cidade.
Com o passar dos anos o prédio acabou sendo utilizado para vários fins – inclusive para abrigar a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal.
O prédio da antiga cadeia foi tombado em 2001 e recebeu uma restauração completa de sua fachada e das dependências internas.
Hoje um Centro de Visitantes ocupa o piso térreo e no piso superior estão instaladas as sessões administrativas do Parque Estadual de Ilhabela.
5. Bateria de Canhões
Corsários e piratas navegavam pelas águas do Canal de São Sebastião frequentemente. Com o objetivo de defender a pequena ilha foi então construída a bateria de canhões.
Além de muita história a bateria de canhões proporciona lindas e inesquecíveis imagens em foto e vídeo.
6. Praia do Jabaquara
Uma das únicas praias em que é possível chegar por terra. De vista paradisíaca e águas muito limpas e rodeada de natureza nativa. Impressionante.
Não tem como permanecer no local sem repelente. Aplique de hora em hora para que possa conviver com os seus habitantes – borrachudos e pernilongos.
Outras praias maravilhosas a se visitar no arquipélago são a Praia do Portinho, a Praia do Veloso, a Praia dos Castelhanos, a Praia do Curral, a Praia do Viana e várias outras.
Com tudo isso Ilhabela é sim uma excelente opção para você e toda a sua família viajar e passar momentos inesquecíveis. Com toda a certeza.
CAMPOS DO JORDÃO | SERRA NEGRA | HOLAMBRA |
E aí, gostou? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe este artigo com seus amigos. Já esteve em Ilhabela? Do que mais gostou por lá? Voltaria em outra oportunidade?
E para você que chegou até aqui os mais sinceros votos de muita paz, saúde, sorte e sucesso. SEMPRE!
JOANÓPOLIS | SOCORRO | SÃO ROQUE |
TAGS:
ilhabela | ilhabela sp | o que fazer em Ilhabela |
o que visitar em Ilhabela | onde comer em Ilhabela | dicas ilhabela |
praias de ilhabela | passeios ilhabela | cachoeiras de ilhabela |
turismo ilhabela | melhores praias ilhabela | o seu guia ilhabela |