Que tal um bate e volta em Guararema neste final de semana? A cidade fica na região metropolitana de São Paulo, a apenas 22 quilômetros de Jacareí e 79 da capital. Prepare-se para um inesquecível passeio de Maria Fumaça em Guararema e muito, muito mais.
O roteiro é para um dia, mas bem corrido. A dica é chegar bem cedo para aproveitar melhor o passeio. A Maria Fumaça sai em dois horários: às dez da manhã e duas da tarde. Custa pouco mais de 50 reais por pessoa por uma experiência incrível de volta ao passado, em direção à Estação Luiz Carlos.
Como disse, chegue cedo e dê uma bela volta pela estação. Admire um local reformado com muito zelo e capricho, restauração muito bem feita. Pela beleza do lugar, é o tempo de admirar e já chegou a hora do embarque:
1. Passeio de Maria Fumaça em Guararema
O vagão, reformado de forma a ficar do mesmo jeito da época de sua construção impressiona. Em vagão de primeira classe da época, a qualidade do revestimento dos estofados é ótima. Vagão de 1896, possui até um lustre. E olha que nem os metrôs modernos possuem.
Mal as portas se fecham e logo os sanfoneiros passam a tocar uma boa música sertaneja. A sensação é mesmo de uma viagem ao passado. Após meia hora de viagem chega-se ao destino:
2. Vila Luiz Carlos:
Recentemente restaurada, a pequena vila data de 1914. Possui um centro de exposições, uma bela e cuidada igreja, muito artesanato e várias coisas para comer nos pequenos bares e cafés. Mal você admira todas as atrações e o apito do trem já te acelera. É hora de ir – ou de voltar para a realidade.
O funcionamento da Maria Fumaça basicamente é o seguinte: água e combustível (no caso muita lenha). Coloca-se a lenha na fornalha, que aquece a água, que dá a pressão necessária em um pistão, responsável para transferir a força gerada para as rodas.
O interessante é o consumo: em 14 quilômetros de percurso entre a ida e a volta é de 4 metros cúbicos de madeira e 6 mil litros de água, medidas aproximadas. E você aí reclamando do consumo do seu carro, não é?
3. Centrinho de Guararema:
Várias atrações interessantes. Uma delas está bem na praça central, o Centro Artesanal da Dona Nenê. Várias e várias opções de lembrancinhas como uma enorme colher de bambu, capaz de raspar bastante o fundo de uma panela. São colheres, panelas, garrafas e dezenas de opções para presentes.
4. Parque da Ilha Grande:
Bem próximo ao centro, é um lugar incrível porque é uma ilha, logicamente cercada de água. Tipo um parque ecológico, bem no centro da cidade. Tem até capivara por ali, só contemplando a bela paisagem e a vida boa. Um local visivelmente bem preservado. É diferente. É muito legal.
Destaque para a estrutura, um local bem preparado para o deficiente físico, uma boa acessibilidade. Tem banheiro, bebedouro e tudo o que é necessário ao visitante. Vale a pena.
5. O famoso Pau D’alho:
Um dos principais pontos turísticos da cidadezinha e próximo ao centro também. A informação é que o odor de alho é mais perceptível em época de chuva, ou quando o tempo está armando para tal… Deve ser isso, ou meu nariz não tá muito legal não.
6. Parque da Pedra Montada:
Um pouco mais longe, a cerca de 10 quilômetros do centro, necessário ir de automóvel ou outro tipo de condução. É um parque municipal, de entrada franca e bem conservado também. Por alguns momentos você vai ficar ali contemplando o monumento natural, intrigado em descobrir como foi que uma pedra foi parar em cima da outra. São duas grandes pedras.
7. Igreja de Nossa Senhora da Escada:
Para finalizar o passeio vale uma visita ao belíssimo templo religioso e fazer suas orações de agradecimento. É a Igreja de São Longuinho, sabe aquele dos “três pulinhos”?
A sensação é de que Guararema é um município que soube fazer muito bem a sua lição de casa. É bem ajeitada, muito limpinha e sua população é amistosa e hospitaleira.
A experiência do passeio de Maria Fumaça até Luiz Carlos é indescritível, uma autêntica viagem ao passado mesmo. E as outras atrações são muito boas também. Na próxima visita quero conhecer as demais, o tempo passou rápido demais.
Você fica ocupado o dia inteiro e o passeio é adequado para as crianças e para os avós. Tirando o passeio de Maria Fumaça em Guararema, todas as outras atrações são gratuitas.
>>> QUEM DISSE QUE SÃO ROQUE É APENAS A CIDADE DO VINHO? |
Então é isso amigos. Deixe sua opinião nos comentários, é muito importante para nós. Compartilhe o blog com seus amigos, diga-nos qual cidade você gostaria de ver por aqui no Cidades Incríveis. Que tal a sua? Só agradece!
>>> ONDE FICA SÃO FRANCISCO XAVIER-SP E O QUE FAZER POR LÁ? |
E aqui vai o desejo da equipe a você que leu até aqui: Saúde, sorte e sucesso. Sempre!
>>> 7 CIDADES INCRÍVEIS ENCRAVADAS NA MONTANHA QUE CHORA! |
Ótima dica de passeio.