Além de Leão (o primeiro da lista), quais os ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol que você se lembra? E que jogaram pelo nosso Palmeiras?
A grande maioria dos nossos treinadores de futebol foram atletas profissionais antes de se destacarem como técnicos e assumirem clubes de destaque no cenário do futebol brasileiro.
Diversos são os caminhos que tomam um atleta quando termina a carreira dentro do campo. Alguns se preparam para a vida fora dos holofotes tornando-se empresários e outras tantas funções. Alguns não se acostumam com o ostracismo e passam um perrengue danado, sem dinheiro, sem amigos e sem a fama, difícil de conviver.
Neste artigo relembre 11 ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol após “pendurarem as chuteiras” e que defenderam as suas cores como atleta. Vamos lá?
Emerson Leão
Difícil dizer qual trajetória de Emerson Leão é mais vitoriosa, a de jogador ou a de treinador. Como jogador defendeu a Seleção Brasileira em 4 Copas do Mundo e é o segundo em número de partidas pela Sociedade Esportiva Palmeiras em todos os tempos.
Sua carreira como treinador teve início em 1987 no Sport-PE e coleciona passagens pela Seleção Brasileira, pelos principais clubes brasileiros e equipes do exterior como do Japão e do Qatar, conquistando vários títulos por onde passou.
![]() |
![]() |
Cuca
Alexi Stival teve passagem como jogador do Verdão no início da “Era Parmalat” em 1992. Como treinador possui mais de 20 anos de carreira, passagens pelos maiores clubes nacionais e títulos como o Brasileiro de 2016 pelo Palmeiras e a Copa Libertadores da América pelo Clube Atlético Mineiro.
![]() |
![]() |
Dorival Junior
A carreira de Dorival Silvestre Junior tem mais destaque quando a função é a de treinador. Com quase vinte anos na área acumula passagens por grandes equipes do Brasil e vários títulos estaduais como 2 títulos paulistas, paranaense, gaúcho, pernambucano e catarinense e um título Brasileiro da Série B pelo Vasco da Gama-RJ em 2009.
Como atleta Dorival Junior defendeu o Palmeiras de 1989 a 1992 atuando como médio-volante. Seu tio é o lendário Dudu – também volante – ídolo do Palestra dos tempos da Academia das décadas de 60 e 70.
![]() |
![]() |
Antonio Carlos Zago
Excelente zagueiro dos principais clubes brasileiros e ídolo na Roma da Itália e no grego Besiktas, Antônio Carlos ainda procura a consolidação de sua carreira como treinador, iniciada em 2009 no São Caetano-SP.
Sua maior conquista como comandante é o Campeonato Brasileiro da Série B de 2019 pela emergente equipe do Bragantino de Bragança Paulista-SP, a “terra da lingüiça”.
![]() |
![]() |
Arce
Chiqui Arce passou por poucas e boas equipes em sua carreira de atleta – Cerro Porteño, Grêmio, Palmeiras, Gamba Osaka, Libertad e 12 de Octubre. Como treinador busca a ascensão da carreira em equipes de sua terra natal – Paraguai – tendo inclusive treinado a Seleção Nacional por 2 vezes, em 2011 e 2016.
Difícil superar a trajetória como atleta, visto que Chiqui Arce é considerado um dos maiores laterais pela direita do Verdão de todos os tempos, ao lado do mito Djalma Santos.
![]() |
![]() |
Argel
Como atleta o zagueiro Argel Fuchs atuou em equipes do Brasil, Espanha, Portugal, China e Japão, sempre com muita raça e disposição. Como treinador – desde 2008 – acumula passagens por equipes de médio porte – com exceção do Internacional de Porto Alegre – e busca a consolidação da carreira com muita raça e disposição, assim como nos seus tempos de atleta.
![]() |
![]() |
Fernando Diniz
Fernando Diniz Silva atuou como jogador no Palmeiras de 1996 e atinge no momento atual o auge de sua carreira de treinador na equipe do São Paulo Futebol Clube, com grandes probabilidades de se tornar Campeão Brasileiro deste ano.
Acumula passagens por equipes médias e pequenas além de equipes de destaque como o Clube Atlético Paranaense e o Fluminense. Sua maior conquista até o momento é o Bicampeonato da Copa Paulista em 2009 pelo Votoraty-SP e em 2010 pelo Paulista de Jundiaí-SP.
![]() |
![]() |
Mário Sérgio
Mário Sérgio Pontes de Paiva atuou 18 anos como atleta (1969 a 1987) e 23 como treinador (de 1987 a 2010) tendo atuado no Palmeiras de 1984 e 1985. O maior destaque em sua carreira fica para a performance dentro dos gramados, onde era um verdadeiro craque do meio-campo.
Infelizmente Mário Sérgio foi uma das vítimas fatais da queda do vôo 2933 da LaMia que transportava a equipe da Chapecoense-SC até à cidade de Medellin na Colômbia, em 28/11/2016.
Nesta lista de ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol Mário Sérgio nunca poderia ficar de fora, pois foi um “monstro”, dentro e fora dos gramados!
![]() |
![]() |
Toninho Cecílio
Antônio Jorge Cecílio Sobrinho atuou como zagueiro do Verdão de 1986 a 1992 com destaque.
Como treinador acumula passagens por equipes de médio e pequeno porte e títulos importantes como a conquista do Campeonato Paulista da Séria A2 de 2016 pelo Santo André.
![]() |
![]() |
Sérgio Soares
Sérgio Soares da Silva fez parte do elenco do Palmeiras de 1996, a equipe do histórico ataque dos 100 gols e foi campeão da Copa do Brasil de 2004 quando o pequeno Santo André-SP derrotou o gigante Flamengo-RJ.
Treinador desde 2004, acumula passagens por boas equipes como Santo André, Ponte Preta, São Caetano, Paraná, Atlético-PR, Avaí, Ceará, Bahia, Goiás e pelo japonês Cerezo Osaka.
![]() |
![]() |
Paulo Turra
Por fim mas não menos importante citamos o gaúcho Paulo César Turra que foi zagueiro do Palmeiras em 2000 e 2001. Estudioso, faz parte desde 2017 da Comissão Técnica de Luiz Felipe Scolari e atualmente exerce suas atividades na equipe do Cruzeiro-MG.
Com licença “Pro” da Comembol/FIFA, Paulo Turra prepara-se para se tornar um grande treinador, ao lado de um grande professor. Neste cenário, seu futuro é promissor.
![]() |
![]() |
>>> TOP 10 – JOGADORES QUE MAIS VESTIRAM A GLORIOSA CAMISA DO VERDÃO! |
E aí, gostou do artigo? Lembrava de todos eles? Falta alguém nesta lista? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe este conteúdo com seus amigos palmeirenses!
E em clima de decisão – Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores da América – desejamos a todos os jogadores, ao “portuga” e a toda a comissão técnica do Verdão toda a sorte do mundo nos próximos desafios.
E a você amigo leitor os nossos mais sinceros votos de um Feliz 2021. Muita saúde, sorte e sucesso. SEMPRE!
>>> OS 20 MAIORES ARTILHEIROS DA HISTÓRIA DO PALMEIRAS! |