Ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol e que defenderam o nosso Palmeiras

Além de Leão (o primeiro da lista), quais os ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol que você se lembra? E que jogaram pelo nosso Palmeiras?

A grande maioria dos nossos treinadores de futebol foram atletas profissionais antes de se destacarem como técnicos e assumirem clubes de destaque no cenário do futebol brasileiro.

Diversos são os caminhos que tomam um atleta quando termina a carreira dentro do campo. Alguns se preparam para a vida fora dos holofotes tornando-se empresários e outras tantas funções. Alguns não se acostumam com o ostracismo e passam um perrengue danado, sem dinheiro, sem amigos e sem a fama, difícil de conviver.

Neste artigo relembre 11 ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol após “pendurarem as chuteiras” e que defenderam as suas cores como atleta. Vamos lá?

Emerson Leão

Difícil dizer qual trajetória de Emerson Leão é mais vitoriosa, a de jogador ou a de treinador. Como jogador defendeu a Seleção Brasileira em 4 Copas do Mundo e é o segundo em número de partidas pela Sociedade Esportiva Palmeiras em todos os tempos.

Sua carreira como treinador teve início em 1987 no Sport-PE e coleciona passagens pela Seleção Brasileira, pelos principais clubes brasileiros e equipes do exterior como do Japão e do Qatar, conquistando vários títulos por onde passou.

Emerson Leão Ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol: EmersonLeão

Cuca

Alexi Stival teve passagem como jogador do Verdão no início da “Era Parmalat” em 1992. Como treinador possui mais de 20 anos de carreira, passagens pelos maiores clubes nacionais e títulos como o Brasileiro de 2016 pelo Palmeiras e a Copa Libertadores da América pelo Clube Atlético Mineiro.

Cuca Ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol: Cuca

Dorival Junior

A carreira de Dorival Silvestre Junior tem mais destaque quando a função é a de treinador. Com quase vinte anos na área acumula passagens por grandes equipes do Brasil e vários títulos estaduais como 2 títulos paulistas, paranaense, gaúcho, pernambucano e catarinense e um título Brasileiro da Série B pelo Vasco da Gama-RJ em 2009.

Como atleta Dorival Junior defendeu o Palmeiras de 1989 a 1992 atuando como médio-volante. Seu tio é o lendário Dudu – também volante – ídolo do Palestra dos tempos da Academia das décadas de 60 e 70.

Dorival Junior Ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol: Dorival Junior

Antonio Carlos Zago

Excelente zagueiro dos principais clubes brasileiros e ídolo na Roma da Itália e no grego Besiktas, Antônio Carlos ainda procura a consolidação de sua carreira como treinador, iniciada em 2009 no São Caetano-SP.

Sua maior conquista como comandante é o Campeonato Brasileiro da Série B de 2019 pela emergente equipe do Bragantino de Bragança Paulista-SP, a “terra da lingüiça”.

Antonio Carlos Ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol: Antonio Carlos

Arce

Chiqui Arce passou por poucas e boas equipes em sua carreira de atleta – Cerro Porteño, Grêmio, Palmeiras, Gamba Osaka, Libertad e 12 de Octubre. Como treinador busca a ascensão da carreira em equipes de sua terra natal – Paraguai – tendo inclusive treinado a Seleção Nacional por 2 vezes, em 2011 e 2016.

Difícil superar a trajetória como atleta, visto que Chiqui Arce é considerado um dos maiores laterais pela direita do Verdão de todos os tempos, ao lado do mito Djalma Santos.

23 gringos ídolos no Brasil: Francisco Arce Ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol: Arce

Argel

Como atleta o zagueiro Argel Fuchs atuou em equipes do Brasil, Espanha, Portugal, China e Japão, sempre com muita raça e disposição. Como treinador – desde 2008 – acumula passagens por equipes de médio porte – com exceção do Internacional de Porto Alegre – e busca a consolidação da carreira com muita raça e disposição, assim como nos seus tempos de atleta.

Argel Ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol: Argel

Fernando Diniz

Fernando Diniz Silva atuou como jogador no Palmeiras de 1996 e atinge no momento atual o auge de sua carreira de treinador na equipe do São Paulo Futebol Clube, com grandes probabilidades de se tornar Campeão Brasileiro deste ano.

Acumula passagens por equipes médias e pequenas além de equipes de destaque como o Clube Atlético Paranaense e o Fluminense. Sua maior conquista até o momento é o Bicampeonato da Copa Paulista em 2009 pelo Votoraty-SP e em 2010 pelo Paulista de Jundiaí-SP.

Fernando Diniz Ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol: Fernando Diniz

Mário Sérgio

Mário Sérgio Pontes de Paiva atuou 18 anos como atleta (1969 a 1987) e 23 como treinador (de 1987 a 2010) tendo atuado no Palmeiras de 1984 e 1985. O maior destaque em sua carreira fica para a performance dentro dos gramados, onde era um verdadeiro craque do meio-campo.

Infelizmente Mário Sérgio foi uma das vítimas fatais da queda do vôo 2933 da LaMia que transportava a equipe da Chapecoense-SC até à cidade de Medellin na Colômbia, em 28/11/2016.

Nesta lista de ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol Mário Sérgio nunca poderia ficar de fora, pois foi um “monstro”, dentro e fora dos gramados!

Mário Sérgio Ex-jogadores que se tornaram grandes técnicos de futebol: Mário Sérgio

Toninho Cecílio

Antônio Jorge Cecílio Sobrinho atuou como zagueiro do Verdão de 1986 a 1992 com destaque.

Como treinador acumula passagens por equipes de médio e pequeno porte e títulos importantes como a conquista do Campeonato Paulista da Séria A2 de 2016 pelo Santo André.

Toninho Cecílio Toninho Cecílio

Sérgio Soares

Sérgio Soares da Silva fez parte do elenco do Palmeiras de 1996, a equipe do histórico ataque dos 100 gols e foi campeão da Copa do Brasil de 2004 quando o pequeno Santo André-SP derrotou o gigante Flamengo-RJ.

Treinador desde 2004, acumula passagens por boas equipes como Santo André, Ponte Preta, São Caetano, Paraná, Atlético-PR, Avaí, Ceará, Bahia, Goiás e pelo japonês Cerezo Osaka.

Sérgio Soares Sérgio Soares

Paulo Turra

Por fim mas não menos importante citamos o gaúcho Paulo César Turra que foi zagueiro do Palmeiras em 2000 e 2001. Estudioso, faz parte desde 2017 da Comissão Técnica de Luiz Felipe Scolari e atualmente exerce suas atividades na equipe do Cruzeiro-MG.

Com licença “Pro” da Comembol/FIFA, Paulo Turra prepara-se para se tornar um grande treinador, ao lado de um grande professor. Neste cenário, seu futuro é promissor.

Paulo Turra Paulo Turra
>>> TOP 10 – JOGADORES QUE MAIS VESTIRAM A GLORIOSA CAMISA DO VERDÃO!

E aí, gostou do artigo? Lembrava de todos eles? Falta alguém nesta lista? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe este conteúdo com seus amigos palmeirenses!

E em clima de decisão – Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores da América – desejamos a todos os jogadores, ao “portuga” e a toda a comissão técnica do Verdão toda a sorte do mundo nos próximos desafios.

E a você amigo leitor os nossos mais sinceros votos de um Feliz 2021. Muita saúde, sorte e sucesso. SEMPRE!

>>> OS 20 MAIORES ARTILHEIROS DA HISTÓRIA DO PALMEIRAS!

Deixe seu comentário