A parceria entre Palmeiras e Parmalat no Futebol Brasileiro significou inovação lá nos anos noventa. Uma parceria vitoriosa que durou quase uma década e que rendeu ao clube 11 títulos oficiais e até hoje é exemplo de gestão de futebol.
Buscamos neste artigo relembrar os momentos mais marcantes dessa parceria histórica que colocou o Palmeiras no topo do Futebol Brasileiro e Internacional novamente.
Se você é um fã do esporte mais praticado do mundo e de suas histórias, certamente ficará até o final deste artigo. Falamos daqui mesmo, do País do Futebol. E você?
E se além disso você ainda for palmeirense relembrará ou ficará por dentro do que foi aquele exemplo de parceria inovadora do seu time. Aliás, do nosso time.
Você por acaso têm uma dessas camisas guardada aí, no seu armário? Tempo bom hein?
Três décadas atrás:
Lá se vão 31 anos desde que a Sociedade Esportiva Palmeiras selou um acordo histórico e inovador com a empresa italiana Parmalat.
Depois de todo esse tempo, os palmeirenses ainda se lembram com carinho da marca da “Terra da Bota” que conseguiu a façanha de blindar o departamento de futebol das polêmicas internas e a proeza de levar o Palestra de volta ao topo do futebol brasileiro, com a conquista de 11 títulos oficiais, do início ao fim da parceira, de 07/04/1992 a 31/12/2000.
Paulistão 93
A primeira taça a gente nunca esquece e o Paulistão de 1993 ficou marcado na memória do palmeirense. Confira no final do artigo as outras dez taças levantadas por Palmeiras e Parmalat.
Na época, o Palmeiras vinha de um longo tempo sem títulos, durantes todos os anos 80.
O interesse da Parmalat era se estabelecer e aumentar sua exposição aqui no Brasil, o País do Futebol.
Juntou-se então a fome com a vontade de comer. Tinha como dar errado?
Uma nova tecnologia surgia: a conservação do leite UHT, que permitia que o leite fosse conservado por meio de um processo térmico especial. Outra inovação, a embalagem Tetra Pak, permitia a conservação do alimento por até 6 meses, sem necessidade de refrigeração.
A parceria com o Palmeiras, com raízes italianas, foi a solução ideal para a empresa introduzir seus produtos no mercado tupiniquim, mesmo porque a Parmalat ainda não possuía nenhuma fábrica em nosso país até então.
Palmeiras e Parmalat no Futebol Brasileiro:
A Parmalat chegou, e fazemos uma pausa para relembrar aquele Palmeiras de 93, ao comando do jovem e emergente Vanderlei Luxemburgo.
Um time formado por craques como Evair, Edmundo, Roberto Carlos, César Sampaio, Mazinho, Edilson e Zinho, que goleou o arquirrival Corínthians por quatro a zero na final do Paulistão de 93, dando fim ao incômodo jejum de títulos.
O mesmo time que conquistaria também o Torneio Rio-SãoPaulo e o Brasileirão daquele ano maravilhoso.
No ano seguinte o Palestra conquistou também os bicampeonatos paulista e brasileiro, sob o comando de um certo meia chamado Rivaldo, que se tornaria o melhor jogador do mundo algum tempo depois.
Palmeiras e Parmalat no futebol brasileiro até hoje é exemplo:
Todo esse tempo se passou e até hoje o acordo Palmeiras e Parmalat ainda é tema de estudos, referência para a co-gestão de um time de futebol aos especialistas da área.
A inovadora parceria Palmeiras e Parmalat era diferente no sentido de que a empresa é quem administraria os departamentos de futebol, vôlei, basquete, futsal e hóquei sobre patins do clube, dando fim às interferências e tratando os departamentos com mentalidade empresarial.
O SEO escolhido para chefiar a gestão foi José Carlos Brunoro, se bem que o termo SEO nem existia na época, tal a novidade que a parceria trazia.
Brunoro até hoje atua na área de gestão de esportes com muita competência, colhendo frutos dessa experiência.
O patrocínio Palmeiras Parmalat foi o primeiro caso de marketing esportivo no Brasil estabelecido em bases sólidas empresariais.
Mas como era antes?
Anteriormente, o patrocínio esportivo se limitava à divulgação da marca da empresa nas camisetas dos atletas, servindo como uma opção de mídia e reforço da imagem do patrocinador, agradando aos torcedores.
No entanto, o acordo entre Palmeiras e Parmalat foi além disso, incluindo a co-gestão da multinacional italiana nas decisões técnicas e administrativas dos esportes patrocinados.
Foi o que Brunoro fez questão de ressaltar em um artigo no site do Palmeiras, há alguns anos atrás:
“O contrato, além do apoio financeiro, previa a implantação de um sitema de organização empresarial, com o futebol sendo administrado por um executivo especialmente contratado para a função. E a Parmalat teria ainda parte nos passes dos jogadores contratados daí em diante”.
Parmalat ou Crefisa?
É correto afirmar que a marca Parmalat ainda hoje é a mais lembrada pelo torcedor alviverde, menos passadas 3 décadas e após tantos outros parceiros terem sua estampa no manto do clube.
Pode ser que nos dias de hoje a notoriedade se pareie com a Crefisa, e seria até interessante uma pesquisa nesse sentido.
Outro ponto é que a empresa italiana, além da co-gestão no futebol, conseguiu também investir em marketing tanto no clube como no marketing tradicional.
A prova disso é a propaganda das crianças vestidas de bichinhos, tomando leite Parmalat. Quem não se lembra?
Mas nesses tempos dos bichinhos a parceira já ia para o seu final.
E vale aqui mais uma pausa na linha do tempo para relembrar aquele maravilhoso Palmeiras de Scolari, no final da década de 90. O Palmeiras de Felipão chegou a 3 conquistas inéditas: Copa do Brasil 98, Copa Mercosul 98 e a obsessão, Taça Libertadores da América em 99.
Além do super vitorioso Luiz Felipe Scolari podemos destacar ainda os craques abaixo:
A prova de que o trabalho foi bem feito são os resultados apresentados após o final da parceria, na virada do milênio, no final do ano 2000.
O choque de gestão foi impactante. O Verdão caiu para a Série B do Campeonato Brasileiro e, desde então, só voltou a sorrir com a conquista do Paulistão de 2008, com a empresa Traffic e a volta do velho Vanderlei Luxemburgo. Poucos são lembrados pela torcida:
Sempre têm uma:
Moral da história, amigo Palmeirense: gestão profissional, sem interferências. Por isso, comemore o momento atual.
Não é o que se espera, mas tudo o que é bom dura pouco…
Obrigado por ficar até o final deste artigo, prova cabal de seu amor pela Sociedade Esportiva Palmeiras.
E um convite super especial abaixo, só clicar:
Veja também aqui no blog:
16 JOGADORES QUE VESTIRAM A CAMISA DOS 3 GIGANTES PAULISTAS |
FAMOSOS QUE TORCEM PARA O PALMEIRAS E VOCÊ NÃO SABIA |
Fique atento ao próximo artigo e se puder, prestigie nosso Canal lá no Youtube, beleza?
Voltamos em breve, sempre contando com a sua audiência. Fiquem bem!
Parceria Palmeiras e Parmalat no Futebol Brasileiro e 11 Taças na Galeria:
Torneio Rio São Paulo 93 |
Brasileirão 93 |
Paulistão 94 |
Brasileirão 94 |
Paulistão 96 |
Copa do Brasil 98 |
Mercosul 98 |
Libertadores 99 |
Torneio Rio São Paulo 2000 |
Copa dos Campeões 2000 |