A tese do coelho, uma ótima reflexão para os dias atuais!

Há algum tempo atrás tive contato com este texto entitulado “a tese do coelho”. Não me lembro bem onde mas o fato é que me senti impactado. Por achar interessante, quero compartilhar com vocês. Vamos lá?

Em um dia lindo e ensolarado, o coelho saiu da toca com seu notebook e pôs-se a trabalhar, bem sossegado. Pouco depois passou por ali uma raposa e viu aquele suculento coelhinho – tão distraído – que chegou a salivar. No entanto, ficou intrigada com a atividade do coelho e aproximou-se, curiosa:

A tese do coelho

  • Coelhinho, o que você está fazendo aí tão concentrado?
  • Estou redigindo a minha tese de doutorado. – disse o coelho sem levantar os olhos do trabalho.
  • Hum… E qual é o tema de sua tese?
  • Ah, é uma teoria provando que os coelhos são os verdadeiros predadores naturais de animais como você, as raposas!
  • Ora! Mas isso é ridículo! Nós é que somos os predadores dos coelhos!
  • Absolutamente! Venha até a minha toca que eu mostro a minha prova experimental.

E os dois entram na toca. Ouvem-se ruídos indecifráveis, alguns grunhidos e depois silêncio total. O coelho volta sozinho e retorna ao trabalho de sua tese, como se nada tivesse acontecido.

Meia hora depois um lobo passa por ali. Ao ver o apetitoso coelho dando sopa, agradece mentalmente à cadeia alimentar por estar com seu jantar garantido. No entanto o lobo também acha estranho um coelho trabalhando com toda aquela concentração. Resolve então perguntar o que é aquilo, antes de devorar o coelhinho:

  • Olá jovem coelho! O que o faz trabalhar tão arduamente?
  • Minha tese de doutorado, seu lobo. É uma teoria que venho desenvolvendo há algum tempo e que prova que nós, os coelhos, somos os predadores dos animais carnívoros, inclusive o lobo!
  • Ah! Coelhinho! Apetitoso coelhinho! Isso é um despropósito! Nós, os lobos, é que somos os genuínos predadores dos coelhos! Aliás, vamos deixar de conversa fiada…
  • Desculpe-me, mas tenho que lhe mostrar a minha prova experimental. Me acompanhe até a minha toca, por favor…

O lobo nem acredita em sua boa sorte e os dois desaparecem toca adentro. Ouvem-se ruídos desesperados, ruídos de mastigação e… silêncio! Volta o coelho – impassível – e continua a trabalhar, como se nada acontecesse.

Dentro da toca, uma enorme pilha de ossos ensanguentados e pelancas de diversas ex-raposas e ao lado destas , outra pilha maior de ossos e restos mortais  do que haviam sido lobos um dia. Ao centro, um enorme leão satisfeito, bem alimentado e sonolento, a palitar os dentes…

M O R A L   D A   H I S T Ó R I A :

Não importa o quão absurdo é o tema de sua tese. Nem se não tem o menor fundamento científico. Se seus experimentos nunca cheguem a provar sua teoria. Nem se suas idéias vão contra o mais óbvio dos conceitos lógicos… O que importa mesmo é:

Q U E M   É   O   S E U   O R I E N T A D O R !

>>> SABEDORIA POPULAR: 94 FRASES DE PARA-CHOQUES DE CAMINHÃO!

E aí, concorda com o artigo? Serviu como uma reflexão para você? Tem alguma relação com a nossa realidade? Deixe sua opinião nos comentários, nada nos fará mais feliz!

E para você que chegou até aqui os mais sinceros votos de muita saúde, sorte e sucesso. SEMPRE!

>>> CORRENTE DO BEM: PEQUENAS ATITUDES QUE PODEM MUDAR UMA VIDA!
>>> FRASES E IMAGENS INSPIRADORAS: TENHA UM BOM DIA!
4/5 - (2 votes)

Deixe seu comentário